Famalicão
Famalicão: Análises à concentração de arsénio em Lousado devem abranger rio e campos agrícolas diz o PAN
A necessidade da realização de análises do solo “mais abrangenstes” em Lousado foi destacada pela Comissão Política Concelhia do PAN, em resposta às recentes declarações do presidente da Medway sobre a alta concentração de arsénio no local do terminal ferroviário de mercadorias.
“Recomendamos à câmara municipal que proceda a análises mais abrangentes em vários pontos da freguesia para compreender a extensão da contaminação. A presença de arsénio pode resultar em problemas de saúde, podendo causar doenças cardíacas, respiratórias, oncológicas, hepáticas, dermatológicas, neurológicas, com alta capacidade de bioacumulação e potencial contaminação dos cursos de água”, disse Sandra Pimenta, porta-voz da concelhia do PAN.
Os responsáveis do partido evidenciam a importância da inestigação da contaminação de terrenos ligados à agricultura e consequentemente aos produtos recolhidos neste para consumo diário.
“Também lembramos que os terrenos em questão foram usados como depósitos de grandes quantidades de terra relacionadas com a expansão industrial da freguesia, e que a área de construção em causa faz fronteira com o Rio Pelhe, podendo a contaminação afetar a reabilitação do rio.”
O partido expressa assim preocupação com a aparente falta de interesse dos agentes económicos em investigar a extensão da contaminação.
“Assim, o PAN Famalicão considera ser necessário a verificação de potenciais pontos de poluição e contaminação por arsénio e a identificação de potenciais infratores “caso se verifique que a contaminação por arsénio tem como origem em fontes não naturais”, concluem os responsáveis.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Natal: Famalicão vai acender 3,7 milhões de luzes LED no dia 23 de novembro
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Rua José Freitas Dias estará cortada ao trânsito este sábado
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Colisão entre veículos ligeiros fez sete feridos em Gavião
-
Paíshá 2 dias
Número de acidentes rodoviários, feridos e mortos cada vez maior em Portugal -ANSR