Famalicão
Famalicão nunca exportou tanto como em 2023. Novo recorde solidifica posição no “Top 3” nacional
No último ano o concelho de Vila Nova de Famalicão alcançou um feito histórico, ao registar o seu mais elevado volume de exportações até à data, consolidando assim a sua posição como líder na região Norte e o terceiro maior exportador a nível nacional, imediatamente a seguir a Lisboa e Palmela.
Os dados relativos ao comércio internacional de Portugal em 2023 foram recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando o papel de destaque de Vila Nova de Famalicão como uma das economias mais robustas e dinâmicas do país.
Segundo os números preliminares do INE, Famalicão regista pela primeira vez um excedente na balança comercial que ultrapassa os mil milhões de euros (1048), resultado da diferença entre as exportações (2782 milhões de euros) e as importações (1734 milhões de euros).
Estes valores representam um aumento de cerca de 4.2% em relação a 2022 – ano em que o concelho alcançou um volume de exportações de 2616 milhões de euros – contrariando a tendência nacional de declínio nas exportações.
Destaque também para a diminuição das importações no concelho – em 2022, Famalicão contabilizou 1789 milhões de euros – e para o facto de Famalicão manter a sua posição como o segundo maior contribuinte para o saldo da balança comercial a nível nacional.
O autarca famalicense fala em “números que orgulham, que reforçam a posição do concelho enquanto motor de desenvolvimento do país e que dão ainda mais força ao título que ostentamos neste ano de 2024 de Região Empreendedora Europeia”.
“Somos um território fértil que cresce a cada ano que passa com a força das nossas gentes e dos nossos agentes económicos, mas que cresce também com as políticas de apoio à atividade empresarial e empreendedorismo promovidas pela autarquia”, acrescenta Mário Passos.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
PS Famalicão de luto após falecimento de Geraldo Abreu Machado “histórico socialista da vila de Riba de Ave”
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Casa das Artes exibe hoje o filme “Terra Queimada” de Thomas Arslan
-
Paíshá 6 dias
Perto de 8.000 professores vão receber acerto salarial em novembro pelo tempo de serviço
-
Famalicãohá 3 dias
Corte de Árvore na Casa de Camilo: Mário Passos ordena abertura de inquérito para determinar responsabilidades.