Siga-nos nas redes

País

GNR registou aumento de crimes de violência no namoro em 2023

Publicado

em

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.497 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias em 2023, mais 76 do que no ano anterior, segundo dados divulgados hoje pela força de segurança.

Em comunicado para assinalar o dia dos namorados, que se celebra hoje, a GNR indica ter registado, em 2023, na área da sua responsabilidade, 1.497 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias, especificando que 434 das vítimas estavam na faixa etária até aos 24 anos.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Em 2022 tinham sido registados 1.421 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias, 244 vítimas com idade até aos 24 anos.

A GNR está a desenvolver, a partir de hoje e até domingo, uma campanha de sensibilização e prevenção que visa incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual.

A campanha visa igualmente sensibilizar para a eliminação da violência e todas as formas de agressão existentes em relações de namoro, especialmente entre os jovens, onde estes comportamentos são precoces e mais facilmente evitados no futuro.

“É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância, que são pilares das relações de namoro, promovendo uma cultura anti-violência através de uma maior consciencialização”, refere a GNR.

Por isso, a guarda vai continuar a direcionar e a priorizar o policiamento comunitário para junto das escolas e para a educação e sensibilização dos mais jovens.

“Com o intuito de alterar comportamentos e evitar que a violência se prolongue no futuro, é intenção, com esta campanha, sensibilizar os jovens, para que digam não à violência e para que consigam travar este tipo de comportamentos quer para si próprios quer para os outros”, é sublinhado na nota.

De acordo com a GNR, o impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro.

Também a PSP informou hoje que vai iniciar na quinta-feira a campanha “No Namoro Não Há Guerra” em escolas de todo o país, para sensibilizar os alunos contra a violência no namoro, que deu origem a 1.363 denúncias em 2023, na sua área de intervenção.

As ações de sensibilização sobre violência doméstica e no namoro, desenvolvidas por polícias afetos ao programa Escola Segura, decorrem até 23 de fevereiro e destinam-se principalmente a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, na faixa etária entre os 13 e os 18 anos.

Numa nota divulgada no dia dos namorados, a polícia defendeu a necessidade de intervenção precoce e especializada nestes casos de violência, apelando às vítimas e às pessoas que lhes são mais próximas que estejam “atentas a sinais” e que apresentem queixa nas esquadras, junto das Equipas da Escola Segura (em contexto escolar) ou das Equipas de Proteção e Apoio à Vítima.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 9 horas

Veja o golo! GD Chaves 0-1 FC Famalicão

O FC Famalicão venceu esta noite o GD Chaves por uma bola a zero em jogo a contar para a...

Desportohá 11 horas

RELATO | GD Chaves x FC Famalicão

Acompanhe em direto com o relato da Fama o jogo entre o GD Chaves e o FC Famalicão a contar...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: alunos de S. Miguel o Anjo ganham escola renovada

Foi em ambiente de festa que a comunidade educativa de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, inaugurou, esta sexta-feira, as obras de...

Bragahá 12 horas

Homem de 79 anos detido pela GNR após suspeita de incêndio florestal

A GNR deteve quinta-feira um homem de 79 anos suspeito de tentar atear um incêndio em São Gens, Fafe. No...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Céus limpos e “máximas” de 23 graus este sábado

Famalicão espera mais um dia de sol, este sábado, com céus sobretudo limpos e algumas horas parcialmente nublados. Apesar disto,...

Desportohá 14 horas

FC Famalicão: Sub-23 vencem Gil Vicente por 3-1

A equipa dos sub-23 do FC Famalicão disputou, na tarde desta sexta-feira, um jogo referente à 2.ª Fase da Taça...

Paíshá 15 horas

Camionista encarcerado pela própria carga após despiste na Maia

O condutor de um camião com uma carga de ferro ficou ferido após o despiste da viatura, na Estrada Nacional...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Município avança com requalificação de piscina em Bairro

Vai avançar o processo de requalificação da piscina exterior do Parque de Lazer António Sampaio, na freguesia de Bairro, ação...

Bragahá 16 horas

Piloto Lucas Simões obrigado a abandonar Rali de Portugal após capotamento

Esta sexta-feira assinalou o final da participação do piloto bracarense Lucas Simões e navegador Valter Cardoso na edição 57 do...

Desportohá 16 horas

Rali de Portugal: Pilotos e navegadores “locais” ocupam posições cimeiras no Campeonato de Portugal de Ralis

Cumpridos os primeiros quilómetros de competição na edição 57 do Rali de Portugal, que atravessou as localidades de Mortágua, Lousã,...

Arquivo

Mais Vistos