Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão viu aprovação de 35,1 milhões de euros em fundos europeus e integra lista dos “Top 10” em Portugal

Publicado

em

Famalicão encontra-se no “Top 10” de municípios que viram aprovados maiores montantes monetários, no âmbito do programa de atribuição de fundos europeus “Portugal 2020”, que terminou no último ano, com uma execução de 1,4 mil milhões, de acordo com um boletim divulgado esta quarta-feira.

Segundo o boletim Norte-UE (União Europeia), divulgado hoje pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), “até ao final de junho de 2023 foram aprovadas 3.552 operações de entidades que se encontram na esfera municipal, correspondendo a 2.090 e 1.683 milhões de euros de investimento elegível e fundo aprovado, respetivamente”.

emissão em direto da famatv

De acordo com os dados da CCDR-N, a “execução ascende a 1.409 milhões de euros”, referindo a entidade liderada por António Cunha que o Norte é a região “com maior dinâmica no que respeita a operações da esfera municipal, concentrando 41% do fundo aprovado, apesar de representar somente 28% dos municípios portugueses”.

“As quatro subregiões com menores densidades populacionais (Terras de Trás-os-Montes, Douro, Alto Tâmega e Alto Minho) são também aquelas que apresentam intensidades de apoio superiores à média regional (469€/habitante), concentrando 37% do fundo aprovado apesar da sua população residente não ultrapassar os 17%”, pode ler-se no boletim.

Na distribuição entre subregiões, 32% do fundo aprovado destinou-se à Área Metropolitana do Porto (AMP), 12% para o Alto Minho, 11% para o Tâmega e Sousa, 11% para o Douro, 10% para o Cávado, 10% para o Ave, 8% para as Terras de Trás-os-Montes e 5% para o Alto Tâmega.

Por municípios, “os quatro concelhos mais populosos destacam-se pelo maior montante de fundo aprovado”, com o Porto a liderar com 81 milhões de euros, seguido de Matosinhos com 68 milhões de euros, Braga com 67 milhões de euros e Vila Nova de Gaia com 53 milhões de euros.

Nos primeiros 10 concelhos, que concentram 30% dos fundos aprovados, encontram-se ainda Viana do Castelo (46 milhões), Gondomar (44 milhões), Vila Real (40,7 milhões), Guimarães (39,3 milhões), Maia (38,1 milhões) e Vila Nova de Famalicão (35,1 milhões).

“No entanto, os 52 concelhos de baixa densidade não deixam de concentrar cerca de 39% do fundo aprovado (mais 1 ponto percentual face a junho de 2022), apesar de representarem cerca de 19% da população residente (e 77% da superfície territorial”, refere o documento.

As principais áreas apoiadas na esfera municipal no Norte são a reabilitação urbana (22,2%), infraestruturas de educação (16,0%), a mobilidade urbana sustentável (13,1%) e o ciclo urbano da água (10,6%).

No Norte, a esfera municipal representa 16% dos 10.707 milhões de euros aprovados no âmbito da Política de Coesão da União Europeia, uma percentagem igual à relação com o total nacional.

“Face a junho de 2022, no Norte foram aprovadas mais 31 operações e registou-se também um acréscimo de cerca de 94 milhões de euros de investimento elegível (+5%), de 103 milhões de euros de fundo aprovado (+7%), e de 310 milhões de euros de fundo executado (+28%), passando a taxa de realização de 70% para 84%”, pode ainda ler-se no boletim.

Dos 1.683 milhões de euros aprovados para entidades da esfera municipal, 1.506 milhões disseram respeito às Abordagens Territoriais Integradas, ou seja, Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU), estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU), Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) e Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Colisão rodoviária cortou estrada em Oliveira São Mateus

Uma colisão entre dois veículos ligeiros deixou condicionada a Estrada Municipal n.º 310, que atravessa a zona industrial da freguesia...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão distinguido pela promoção do desporto na 3.ª idade

A entidade responsável pelo programa “Município Amigo do Desporto” (Cidade Social), dedicado à promoção das atividades física para seniores, distinguiu...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Quarta-feira com previsões de chuva matinais. Sol para a tarde

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia com previsões de chuva, que se devem verificar entre as 07:00 e as...

Famalicãohá 7 horas

FC Famalicão: Jhonder Cádiz foi o melhor jogador do mês de abril na I Liga

“Este prémio é o reconhecimento pelo trabalho e esforço que fazemos diariamente. Sinto-me orgulhoso e grato ao Sindicato dos Jogadores...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: “Os desafios constantes das IPSS na atualidade”

Este foi  o tema do encontro organizado pela – Associação de Moradores das Lameiras, e que teve lugar no Auditório...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Vila de Ribeirão prepara construção de miradouro para o rio Ave

A Junta de Freguesia da vila de Ribeirão prepara a construção de um miradouro para o cenário do Rio Ave...

Famalicãohá 8 horas

Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra 23 anos com música este domingo

A Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense celebra, este domingo, 23 anos de música e tradição com uma...

Desportohá 8 horas

Conheça a lista de convocados da Seleção Nacional para o Euro 2024

Francisco Conceição é um “espalha-brasas de nível excecional”, afirmou hoje o selecionador português de futebol, condição, juntamente com o “bom...

Paíshá 9 horas

Apostador na Maia ganhou um milhão de euros

Um apostador na Maia foi grande vencedor do prémio “M1lhão”, designado no sorteio do último Euromilhões, registado esta sexta-feira. O...

Desportohá 10 horas

Seis jogadores devem despedir-se do FC Famalicão após empréstimo

Terminada mais uma época da I Liga de futebol portuguesa, o FC Famalicão irá despedir-se de seis atletas que se...

Arquivo

Mais Vistos