Região
Região Norte tem neste momento 50 pontos de vacinação contra a covid-19
Os 23 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) do Norte têm ativos 50 pontos de vacinação contra a covid-19, prevendo-se a administração de 19 mil doses até fim de abril, disse hoje a Administração Regional de Saúde.
“Todos os agrupamentos, neste momento, já estão a vacinar os dois grupos: os de mais de 80 anos e os de 50 anos com comorbilidades. Nos 23 ACeS, estão ativos 50 pontos de vacinação. Nesta fase serão inoculadas aproximadamente 19 mil doses”, disse fonte da Administração Regional de Saúde (ARS-N).
Na segunda-feira, dia 08 de fevereiro, estavam abertos a Norte sete centros de vacinação, prevendo-se a administração de 1.500 doses durante a semana, segundo a ARS-N.
Os sete locais de vacinação abertos no início do mês na zona Norte diziam respeito aos ACeS de Braga, Marão e Douro Norte (Vila Real), Porto Oriental, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Vimioso (Unidade Local de Saúde Nordeste).
Agora, com 50 pontos de vacinação, “estima-se que, com a aplicação da primeira e segunda doses, a vacinação [daquele grupo da população] se estenda até ao final de abril”, indicou hoje a ARS-N.
Questionada pela Lusa sobre quantas das vacinas hoje recebidas se destinam à Região Norte, a fonte remeteu a resposta para a “task force” que está a fazer a gestão do Plano Nacional de Vacinação.
A ministra da Saúde, Marta Temido esclareceu hoje que Portugal recebeu até sexta-feira 694.800 doses, das quais 42.900 foram encaminhadas para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
A estes números acrescem ainda 104.130 doses da vacina da Pfizer/BioNTech recebidas já hoje, estando também prevista uma remessa da vacina da AstraZeneca com 93.600 doses para 19 de fevereiro.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.400.543 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 15.411 pessoas dos 787.059 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
PASSOU EM DIRETO
-
Paíshá 1 dia
Trabalhadores do INEM querem deixar de fazer transporte de utentes entre hospitais
-
Bragahá 1 semana
Presépio Vivo de Priscos quebra barreiras da inclusão de migrantes com participação de família do Congo
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Associação de apoio à pessoa autista For3verSpecial convida para ‘workshops’ de Natal
-
Paíshá 5 dias
Preço dos combustíveis fica mais barato no arranque da semana