Siga-nos nas redes

Famalicão

Nova série televisiva sobre a resistência e a ditadura será filmada em Famalicão

Publicado

em

A série televisiva “Daqui Houve Resistência”, baseada em factos e personalidades reais dos últimos 13 anos da ditadura, vai ser filmada a partir de março em Guimarães e nas envolventes de Braga, Vila Nova de Famalicão e Fafe.

“Daqui Houve Resistência” é uma série para televisão, baseada em factos e personalidades reais, sobre a resistência e luta antifascista, centrada a norte de Portugal, durante os 13 anos que antecederam o 25 de Abril de 1974. Esta série de cinco episódios para a RTP 1 abarca os últimos 13 anos da ditadura de Salazar/Caetano, (1961-1974), centrando-se em Guimarães, e nas envolventes de Braga, Famalicão e Fafe”, refere uma proposta discutida hoje em reunião de Câmara de Guimarães.

A proposta, aprovada por unanimidade, prevê, nomeadamente, apoio logístico e 20 mil euros “para alojamento, em Guimarães, de atores e equipas técnicas”.

“Este projeto conta já com o apoio de diversas entidades, desde o Ministério da Cultura, através do Instituto de Cinema e Audiovisual, da RTP, do Turismo de Portugal, da Associação 25 de Abril e da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, entre outros. Encontra-se já em fase de pré-produção, estando as filmagens previstas para o período entre março e junho de 2024, no município de Guimarães”, refere o documento.

A proposta contempla também a atribuição, à Olho de Vidro – Associação Cinematográfica de Guimarães, de apoios destinados a viabilizar a produção local da série televisiva, “a entregar à RTP em novembro de 2024”, e com data de estreia a definir pela estação pública.

A autarquia de Guimarães justifica o apoio com “o interesse público de que se reveste a concretização” da série televisiva, no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril.

“E por proporcionar o conhecimento e registo para a posteridade da ação dos vimaranenses que porfiaram, com altos custos pessoais, familiares e profissionais, pela conquista da liberdade. (…) Ao contrário do que resulta da divulgação mais corrente, nesta região do país inúmeros grupos de resistentes lutaram de modo persistente e organizado pela Liberdade, sem dar tréguas às forças do regime, sempre com elevados custos”, frisa o município.

O projeto é uma adaptação cinematográfica baseada no livro documental “25 – Guimarães Daqui Houve Resistência”, de César Machado, e pretende ser uma homenagem e um tributo a participantes ativos, mais ou menos anónimos, na mudança de paradigma político, refere a autarquia.

“Em poucos locais, como no distrito de Braga, o combate foi tão intenso, duradouro, consequente, abrangente e diversificado, e, sobretudo, com tão alto preço que tantos aceitaram pagar. Guimarães não é o ponto de partida da ação por fatores simbólicos ligados ao ‘berço da nacionalidade’, tão aproveitado pelo Estado Novo como símbolo de uma certa identidade nacional — a razão está antes no que pode ler-se no livro “25 — Guimarães, Daqui Houve Resistência” de César Machado, que contém 25 testemunhos reais de resistentes que lutaram nesta região ou que daqui partiram para travar as suas lutas em Coimbra, Lisboa ou Paris, ou que para aqui vieram travar o seu combate clandestino”, lê-se ainda na proposta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Casa Mortuária de Esmeriz inaugurada para responder a anseio da comunidade

Responder a uma necessidade da comunidade e trazer mais dignidade a quem parte e às famílias.Este é o objetivo da...

Paíshá 1 hora

Sabe quais são as nove burlas mais utilizadas por telefone?

Os nove métodos mais utilizados de burla por telefone foram identificados pela PSP, que alerta a população para este tipo...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão assinala 25 de Novembro com sessão solene da Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão promove, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de...

Famalicãohá 4 horas

Proteção Civil de Famalicão em alerta por causa do mau tempo

Está previsto chegar ao final da tarde o agravamento do mau tempo e, em Vila Nova de Famalicão, a Proteção...

Famalicãohá 4 horas

Proteção Civil de Famalicão em alerta por causa do meu tempo

Está previsto chegar ao final da tarde o agravamento do mau tempo e, em Vila Nova de Famalicão, a Proteção...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Trabalhadores da Sinovir manifestam-se para receber subsídio de desemprego

Há dois meses sem receber, alguns trabalhadores da fábrica de calçado Sinovir, com sede em Novais, Vila Nova de Famalicão,...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Casa Mortuária de Esmeriz benzida este domingo

A nova Casa Mortuária de Esmeriz, Vila Nova de Famalicão, é benzida este domingo. O Presidente da Câmara Municipal de...

Famalicãohá 8 horas

Milhares de pessoas em Famalicão para ver as luzes de Natal a acenderem-se

Famalicão já está iluminado para receber o Natal. A iluminação de Natal foi inaugurada este sábado, dia 23 de novembro,...

Famalicãohá 8 horas

Atenção ao tempo. Tempestade Bert traz vento muito forte e chuva intensa ao final da tarde

Entre as 18h00 e as 22h00, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o aviso para laranja...

Entretenimentohá 22 horas

Emissão Especial em direto: FAMALICÃO A CAMINHO DO NATAL

Sábado, 23/11/2024: Emissão especial da Fama Rádio e Televisão da inauguração das iluminações e divertimentos de Natal, na cidade de...

Arquivo

Mais Vistos