Siga-nos nas redes

Barcelos

Prisão efetiva para homem apanhado 13 vezes a conduzir sem carta em Barcelos

Publicado

em

O Tribunal de Braga condenou hoje a dois anos e dois meses de prisão efetiva um homem de Barcelos que foi apanhado a conduzir sem carta e que já soma 13 outras condenações pelo mesmo crime.

A condenação de hoje relaciona-se com factos que remontam a 19 de julho de 2021, quando o arguido foi mandado parar pela GNR em Macieira de Rates, Barcelos, e apresentou um documento intitulado “Provisional Driving Licence”, que, segundo o tribunal, não foi emitido pelas autoridades competentes para o efeito”.

O tribunal diz que se trata de “uma reprodução integralmente obtida por impressão policromática de jato de tinta e, como tal, não corresponde à verdade”.

Em tribunal, o arguido alegou que tinha comprado aquele documento em Inglaterra, há 10 anos, numa espécie de papelaria, sem que tenha sido submetido a qualquer exame teórico ou prático.

Disse ainda que desconhecia que o documento era falso.

Para o coletivo de juízes, estas declarações “mostram-se descabidas e desprovidas de inteligibilidade, pois qualquer homem médio, letrado ou não, sabe que a obtenção de licença de condução para veículos automóveis está sujeita a exames teórico e prático e que assim é em Portugal, em Inglaterra e em qualquer outro país da Europa e do mundo”.

O arguido, de 59 anos, foi condenado pelos crimes de condução sem habilitação legal e falsificação ou contrafação de documento.

Para a aplicação de prisão efetiva, o tribunal teve em conta que o arguido já soma 13 condenações por crime de condução sem habitação legal.

Tem ainda condenações por condução perigosa de veículo rodoviário, ofensa à integridade física, violação de domicílio, furto qualificado, recetação, desobediência qualificada e maus-tratos.

Atualmente, está a cumprir pena de prisão em regime de permanência na habitação, com vigilância eletrónica, à ordem de outro processo.

O arguido inscreveu-se, entretanto, numa escola de condução para tirar a carta, mas a inscrição acabou por expirar em 22 de outubro de 2023.

Ao tribunal, disse que deixou expirar a inscrição por dificuldades económicas e por vergonha pelo uso da pulseira eletrónica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 2 minutos

Trofa: Suspeitos filmados a assaltar viaturas em garagem

Dois homens foram apanhados pelas câmaras de videovigilância enquanto arrombavam viaturas numa garagem situada no centro da Trofa. Ao aperceberem-se...

Famalicãohá 21 minutos

Famalicão: Árvore cai com rajada de vento e causa danos em Famalicão

Este sábado ficou marcado pela queda de uma árvore de grande porte na Avenida de França, em Vila Nova de...

Paíshá 4 horas

Maioria dos detidos na operação de Páscoa conduzia sob efeito de álcool ou sem carta

No âmbito da Operação Páscoa Segura 2025, nas áreas da responsabilidade da PSP a nível nacional, foram efetuadas 686 detenções...

Paíshá 4 horas

Neve encerra acessos ao maciço da Serra da Estrela

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, a circulação está interrompida em...

Sociedadehá 5 horas

Euromilhões: Páscoa deixa ‘ovos de ouro’ em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio 031/2025 do Euromilhões desta sexta-feira, 18 de abril. Contudo, há boas notícias para...

Famalicãohá 18 horas

Páscoa 2025: Recriação do Julgamento de Jesus

Reveja a recriação do Julgamento de Jesus, na antiga Igreja Matriz de Famalicão. Para esta noite de sexta-feira santa, estava...

Sociedadehá 18 horas

Veja os Golos! FC Porto 2 – 1 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão perde esta tarde com o FC Porto por duas bolas a uma no Estádio do...

Bragahá 20 horas

Suspeito é presente este sábado a interrogatório no Tribunal de Famalicão

O Palácio de Belém emitiu hoje uma nota oficial, informando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contactou...

Regiãohá 20 horas

Autarca de Vizela sob investigação por alegada violência doméstica

O presidente da Câmara Municipal de Vizela e líder da Federação de Braga do Partido Socialista, Victor Hugo Salgado, encontra-se...

Desportohá 23 horas

Hóquei em patins: Riba d’Ave HC vence Sanjoanense em jogo em atraso

O Riba de Ave Hóquei Clube (RAHC) venceu, na noite desta quinta-feira, a AS Sanjoanense, em jogo de atraso relativo...

Arquivo

Mais Vistos