Siga-nos nas redes

País

Porto gasta 30 mil euros com serviço e descontos na linha de autocarro para Braga

Publicado

em

A Câmara do Porto vai gastar cerca de 30 mil euros anuais com o serviço e descontos implementados no autocarro expresso Braga-Porto, via Autoestrada 3 (A3), disse hoje o presidente da autarquia, Rui Moreira.

“Esta operação que nós vamos fazer, que estamos a fazer já com a CIM [Comunidade Intermunicipal] do Cávado e com Braga, estimamos que possa custar à cidade do Porto, por ano, qualquer coisa como 30 mil euros”, disse hoje aos jornalistas Rui Moreira, após se reunir com utentes da linha Braga-Porto.

emissão em direto da famatv

Para o autarca, “não é um montante significativo”, sendo “perfeitamente comportável”, e a operação da linha será reavaliada de seis em seis meses entre todas as partes envolvidas.

Para o custo total da medida concorre ainda o desconto no passe mensal, que será aplicado aos munícipes do Porto (através do cartão Porto.), tal como já acontecia com os munícipes de Braga.

“Nós verificámos que os munícipes de Braga que vinham para o Porto pagavam metade do que pagam os munícipes do Porto que vão para Braga, portanto também vamos implementar essa medida”, justificou Rui Moreira.

O serviço vai ainda passar das atuais 15 frequências para 17, suprimindo um hiato após a hora do almoço.

Na quarta-feira, Diana Viegas, da Comissão de Utentes da linha de autocarro, disse à Lusa que a entidade seria hoje recebida na Câmara do Porto, para explicar como estava a correr a implementação do serviço, que tinha sido suprimido com o arranque da rede Unir.

No dia 05 de dezembro, as câmaras do Porto e de Braga acordaram retomar o serviço de autocarro entre as cidades, após ter sido suprimido na sequência da entrada em vigor da rede Unir, disse à Lusa o autarca do Porto, Rui Moreira, com a lógica de “substituir aquilo que é uma falha de mercado”.

O serviço foi resposto com 15 frequências diárias, tendo inicialmente sido assegurado gratuitamente, e com recurso, em três viagens, a autocarros da própria autarquia do Porto, sendo as restantes operadas pela Transdev.

Hoje, Diana Vale, da mesma comissão, disse que as preocupações elencadas foram atendidas pela autarquia portuense quanto ao hiato de frequências após a hora do almoço, mas salientou que a frequência pode aumentar.

“Sentimos que, se a oferta for maior, também haverá mais passageiros a procurar este meio”, disse hoje aos jornalistas.

Também na quinta-feira, Diana Viegas já tinha dito que a linha “tem sido penalizada ao longo dos anos”, já que chegou a ter uma frequência de “meia em meia hora” nas horas de ponta, e horária durante o resto do dia.

“Isto custa um bocado de perceber, quando nós estamos num período em que se advoga tanto, e bem, a mobilidade sustentável, e que devíamos caminhar para transportes coletivos efetivamente sustentáveis, e vemos estas linhas reduzidas”, argumentou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Segunda-feira com previsões de chuva e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, embora apenas entre as 13 e as 16:00, de...

Famalicãohá 11 horas

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, a circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia no centro da cidade de...

Paíshá 12 horas

Clarão nos céus foi um “bólide” que percorreu 500 quilómetros sobre Portugal e caiu no mar

Iluminou o céu de Portugal e Espanha. Os astrónomos classificam cientificamente de “bólide” o que foi visto na última noite....

Desportohá 13 horas

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 14 horas

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 16 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 17 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 17 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 17 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Arquivo

Mais Vistos