Siga-nos nas redes

País

Campanha ‘Dê Troco a Quem Precisa’ começa na 2.ª-feira nas farmácias

Publicado

em

A campanha ‘Dê Troco a Quem Precisa’ vai decorrer até 20 de dezembro em 600 farmácias de todo o país que aderiram ao Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, que já apoiou mais de 34.000 beneficiários.

Em declarações à agência Lusa, a diretora executiva da Associação Dignitude, Maria João Toscano, afirmou que “qualquer donativo é importante” para apoiar cidadãos e famílias vulneráveis que “não têm capacidade para fazer face às suas despesas, nomeadamente a aquisição dos medicamentos que lhe são prescritos pelo médico”.

“O que nós fazemos ao nível do programa Abem é dar apoio a estas famílias carenciadas e contribuir para que elas possam fazer a sua medicação de forma regular e possam também desta forma ter uma melhor qualidade de vida”, disse Maria João Toscano.

Um estudo recente da Universidade Nova de Lisboa, citado pela associação, dá conta de que a proporção de famílias desfavorecidas que reporta não ter adquirido todos os seus medicamentos ultrapassa os 50%.

“Estamos numa situação que anteriormente já era difícil. Hoje em dia, com o aumento do nível de vida e a própria inflação, vemos um acrescer desta dificuldade”, disse a responsável, lembrando dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) que apontam que a taxa de risco de pobreza aumentou para 17% em 2022.

“São quase 1,8 milhões de pessoas” que vivem com menos de 591 euros por mês, elucidou.

Segundo Maria João Toscano, cerca de 35% dos beneficiários do programa são pessoas com mais de 65 anos, mas a maioria (56%) são agregados familiares em idade ativa, com 11% de crianças envolvidas.

“No programa Abem estamos a apoiar os mais pobres dos mais pobres, ou seja, estamos a falar de pessoas que, em rendimento ‘per capita’ têm cerca de 250 euros por mês, o que é metade daquilo que é determinado relativamente ao limite de pobreza”, realçou.

A diretora executiva destacou a solidariedade dos portugueses nesta campanha, que já vai na décima edição, e apelou para a “generosidade de continuar a apoiar quem não consegue fazer face às necessidades básicas, como o acesso à medicação para controlar a doença”.

Os beneficiários do Programa Abem são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, instituições particulares de solidariedade social, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país e dispõem de um cartão que podem apresentar numa farmácia para poderem adquirir medicamentos comparticipados.

A Dignitude fez uma avaliação de impacto social do programa Abem e estimou que tenham sido poupados 24 milhões de euros apenas em episódios de urgência e internamentos evitados, pelo cumprimento das terapêuticas proporcionadas pelo programa e que por cada milhão de euros investidos no programa existe uma poupança potencial de quatro milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 1 hora

Vila do Conde: Camião fica tombado após despiste na EN206 na zona de Touguinhó

Um camião ficou tombado, na manhã desta segunda-feira, depois de um despiste, ocorrido enquanto circulava na Estrada Nacional 206, na...

Desportohá 2 horas

Formações jovens do FC Famalicão venceram todos os 4 jogos deste fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão ganharam os quatro jogos que tinham agendados para este fim de semana, três destes...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Novais convida para a sua Mostra Comunitária a 12 e 13 de abril

A freguesia de Novais, em Famalicão, convida para a sua Mostra Comunitária, um evento que pretende reunir a comunidade local...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Chuva regressa esta quarta-feira e traz consigo temperaturas mais baixas

Depois de uma semana de sol, a chuva está de regresso ao concelho de Famalicão, esta quarta-feira, de acordo com...

Póvoa de Varzimhá 3 horas

Vídeo: Veículo completamente destruído por incêndio na Póvoa de Varzim na noite deste domingo

Uma viatura ligeira foi completamente consumida por um incêndio, na noite deste domingo, na rua de Penalves, na Póvoa de...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Despiste faz um ferido em Riba de Ave

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um despiste rodoviário na rua Joaquim Ferreira, em Riba...

Desportohá 4 horas

Famalicão de luto após o falecimento de Joaquim Moniz

O futsal local encontra-se de luto após o falecimento de Joaquim Moniz, elemento que dedicou parte da sua vida em...

Guimarãeshá 4 horas

Pevidém: Colisão entre camião e ligeiro faz dois feridos e deixa trânsito cortado

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária que envolveu um camião e uma...

Desportohá 5 horas

Hugo Oliveira sobre vitória por 4-1 e o factor “casa”: “Os adeptos são extremamente importantes para nós”

Depois de uma uma receção ao AVS, este domingo, que terminou com uma vitória por 4-1 frente ao AVS, o...

Desportohá 20 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 4-1 AVS FS

O FC Famalicão venceu esta tarde em casa no Estádio Municipal de Famalicão o AVS Futebol SAD por quatro bolas...

Arquivo

Mais Vistos