Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão integra “Rede de Municípios com Qualidade de Vida”

Publicado

em

O Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) lança hoje a “Rede de Municípios com Qualidade de Vida”, que tem como objetivo ajudar as câmaras a “medir, implementar e avaliar” a qualidade de vida dos seus munícipes.

O INTEC vai avaliar e monitorizar, em conjunto com as câmaras municipais da rede, 13 domínios que considera essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos: educação; saúde; serviços públicos; cultura, lazer e desporto; mobilidade e transportes; segurança; turismo; urbanismo e habitação; bem-estar; ambiente; comunidade e participação cívica; emprego e economia.

Para avaliar estes domínios, o INTEC irá analisar um conjunto de componentes objetivas, incluindo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), para saber valores como o número de médicos, de professores ou de centros culturais no município avaliado, enquanto a nível subjetivo será feito um inquérito a uma percentagem da população para saber a satisfação da mesma com cada um dos domínios analisados.

“Quando olhamos para os dados que existem a nível das fontes ministeriais e do INE, aquilo que verificamos é que há muitos indicadores que são avaliados apenas a nível da região, e nós com esta rede queremos colocar na agenda a qualidade de vida local”, explica a presidente da INTEC, Patrícia Jardim da Palma, em declarações à agência Lusa.

A “Rede de Municípios com Qualidade de Vida” já conta com nove municípios -Famalicão, Lagoa, Pombal, Condeixa, Trofa, Vila Verde, Vila Nova de Gaia, Arronches e Velas – e o INTEC prevê que este número aumente até ao final do primeiro semestre do próximo ano, uma vez que existem concelhos ainda em processo de adesão à rede.

Patrícia Jardim da Palma acredita que “depois de começarem a ver a importância e o impacto da rede e da avaliação da qualidade de vida anual” mais câmaras municipais terão interesse em juntar-se.

Os municípios que se tornem parte da rede receberão um selo “Membro da Rede Municípios com Qualidade de Vida” e vão participar no “Fórum Anual de Práticas Municipais de Qualidade de Vida Local”, na qual haverá a partilha das boas práticas incorporadas nesse ano no município, dados que serão também divulgados ao público a nível local e nacional pelo INTEC.

“Nós queremos ter cada vez mais voz a nível nacional”, diz Patrícia Jardim da Palma.

“As nossas câmaras fazem imenso pelo território, a autonomia é muito grande, muito do que é feito ao nível dos municípios é pela própria câmara municipal, mas para isso o município tem de ter acesso aos indicadores do seu território e dos seus munícipes – é isso que nós pretendemos com esta rede, fazer pressão para termos cada vez mais informação a nível municipal”, explica.

O INTEC é conhecido por, desde 2008, publicar o estudo “Melhores Municípios para Viver”, que já analisava a qualidade de vida nos 308 municípios do país.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 34 minutos

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 1 hora

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 3 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Câmara Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 4 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 5 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 7 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos