Siga-nos nas redes

País

Enfermeiros em greve ao trabalho extraordinário a partir de hoje

Publicado

em

Enfermeiros iniciam hoje uma greve ao trabalho extraordinário, convocada pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor), para exigir a correção de desigualdades na carreira, protesto que se deverá prolongar até ao final do ano.

A greve arrancou às 00:00 de hoje e decorre até às 24:00 de 31 de dezembro, abrangendo o setor público em todo o país.

Entre as reivindicações associadas à greve, o Sindepor pede a integração imediata nos quadros de todos os enfermeiros com contratos de trabalho válidos e o cumprimento das chamadas “dotações seguras”, através da admissão imediata de enfermeiros, bem como “a consagração efetiva da autonomia das instituições para contratarem”.

Os enfermeiros reclamam também a concretização da regularização e da abertura de concursos para todas as categorias, nomeadamente enfermeiro, enfermeiro especialista e enfermeiro gestor, assim como para as funções de direção, “aliada à justa aplicação legal da contagem de pontos a todos os enfermeiros para efeitos de progressão na carreira”.

O objetivo do sindicato é discutir estes pontos com o Ministério da Saúde, num processo negocial para uma carreira de enfermagem “aplicável de igual forma, que valorize a profissão, corrija desigualdades, injustiças e as discriminações atuais”.

O objetivo é que seja incluída “a compensação do risco, desgaste rápido e penosidade inerente à profissão e nomeadamente através da atribuição de subsídio de risco e condições específicas de acesso à aposentação sem penalizações”, referem em comunicado.

Defendem ainda uma revisão da tabela salarial, não só em “valores pecuniários”, como também à sua estrutura e progressões, e reivindicam um modelo de avaliação do desempenho “justo, transparente e exequível, que considere as especificidades da profissão e promova o desenvolvimento profissional e salarial dos enfermeiros”.

Além da greve convocada pelo Sindepor, está a decorrer desde segunda-feira uma outra greve às horas extraordinárias, apenas em Portugal continental, convocada pelo Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) até 25 de novembro.

Num balanço dos primeiros três dias de greve, o SNE apontou uma “elevada adesão” daqueles profissionais de saúde, destacando também o “cumprimento escrupuloso” dos serviços mínimos.

Para o dia 10 de novembro, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses anunciou uma greve nacional contra os problemas existentes no Serviço Nacional de Saúde e para exigir soluções ao Ministério da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Chuva e “máximas” de 23 graus previstas para esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia com previsões de chuva para o período da tarde, de acordo com as previsões...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: 50 anos do Agrupamento de Escuteiros de Ruivães em destaque no Lés a Lés

No próximo dia 8 de novembro o Agrupamento 444 do Corpo Nacional de Escutas em Ruivães completa 50 anos de...

Sociedadehá 13 horas

Famalicão: Colisão rodoviária em Vermoim fez dois feridos

Dois feridos, são o resultado de uma colisão rodoviária registada, na tarde desta quinta-feira, na Avenida João XXI, em Vermoim,...

Paíshá 13 horas

Agricultores afetados pelos incêndios de setembro declararam até agora 2,4 milhões em prejuízos

Os agricultores afetados pelos incêndios de setembro na região Norte declararam, até hoje, 2,4 milhões de euros de prejuízos, de...

Bragahá 14 horas

ASAE: Mais de 114 mil ovos apreendidos em estabelecimentos ilegais em Braga

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 114 mil ovos, com valor superior a 410 mil euros,...

Paíshá 14 horas

Doença da língua azul já provocou a morte de mais de 1.700 animais em explorações agrícolas de Norte a Sul

A doença da língua azul já afetou, pelo menos, 279 explorações de bovinos e ovinos, sobretudo em Évora e Beja,...

Paíshá 14 horas

Norte de Portugal e Galiza lançam programa para a inclusão da igualdade de género no trabalho

O Norte de Portugal e a Galiza, em Espanha, lançaram o programa transfronteiriço Iqual Campus, que tem por objetivo uma...

Guimarãeshá 14 horas

Festival Mucho Flow traz música moderna e alternativa a Guimarães até sábado

O festival Mucho Flow deu início à sua 11.ª edição, que até sábado vai levar mais de 20 artistas a...

Paíshá 14 horas

Estudo revela que a exposição a poluentes tem impacto nas doenças neurodegenerativas

Um trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que os poluentes têm impacto no aumento das...

Economiahá 14 horas

Transportes de 10 mil euros ou mais têm de ser declarados ao fisco

As pessoas que, à entrada ou saída de Portugal, de ou com destino a um território fora da UE, que...

Arquivo

Mais Vistos