Siga-nos nas redes

País

Depressão Ciarán chega esta quinta-feira com mais chuva forte e vento

Publicado

em

 A depressão Ciarán, que se desloca no Atlântico em direção a leste, deverá afetar Portugal continental e a Madeira a partir de quinta-feira, com vento e precipitação forte, principalmente no Norte e Centro, informou hoje o IPMA.

De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão Ciarán, designação atribuída pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido, desloca-se ao longo do Atlântico em direção a leste, e às 00:00 de quinta-feira, “deverá estar centrada a oeste-sudoeste das Ilhas Britânicas”, com impacto nestas ilhas, “em particular ao nível do vento”.

emissão em direto da famatv

“A depressão Ciarán propriamente dita não afetará Portugal continental, embora estejam previstos efeitos colaterais, devido a um sistema frontal que lhe está associado, e que irá atravessar o território continental durante a madrugada e manhã de dia 02” de novembro, lê-se na nota.

Assim, a partir do final da tarde de quarta-feira e durante quinta-feira “prevê-se um aumento da intensidade do vento, que soprará de sudoeste forte no litoral, em especial no litoral oeste, e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70/80 kms[quilómetros])/hora e 90/100 kms/h, respetivamente”.

“Prevê-se ainda precipitação por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, onde deverá ser persistente”, acrescenta o IPMA.

Adicionalmente, o instituto prevê que “haverá um aumento muito relevante da agitação marítima no dia 02 na costa ocidental, onde as ondas deverão ser de noroeste e atingir cinco a sete metros de altura significativa, e com uma probabilidade elevada de ultrapassar os sete metros, nomeadamente a norte do Cabo Raso”.

“Este episódio dever-se-á prolongar até dia 06 de novembro”, estima o IPMA.

A superfície frontal fria deste sistema frontal deverá atravessar o arquipélago da Madeira durante o final de quinta-feira e madrugada de sexta-feira, “embora sem severidade”, é referido na nota.

“O mais significativo será o aumento da agitação marítima, que será de noroeste com quatro a cinco metros de altura significativa a partir do final de dia 02, podendo atingir cinco a seis metros no dia 5”, aponta o IPMA, aconselhando, devido a esta situação meteorológica, “o acompanhamento das previsões meteorológicas e dos avisos” nos próximos dias.

Sete distritos do continente vão estar na quinta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, indicou já hoje o IPMA.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 03:00 e as 06:00 de quinta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir altura máxima de 14 metros.

Estes sete distritos vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima até 00:00 de terça-feira e entre as 21:00 de quarta-feira e as 03:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, pontualmente de granizo e acompanhados de trovoada entre entre as 21:00 de terça-feira e as 03:00 de quarta-feira.

Também os distritos de Viseu e Vila Real vão estar sob aviso amarelo por causa da chuva forte entre as 00:00 e as 03:00 de quarta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 25 minutos

Doentes do Hospital de Santo Tirso encaminhados para Famalicão por falta de médico

A urgência básica do hospital de Santo Tirso não funcionou entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, porque o...

Regiãohá 1 hora

Motociclista falecido este domingo tinha 32 anos. Funeral realiza-se esta quarta-feira

Será sepultado esta quarta-feira, Valter Sousa de 32 anos, o motociclista que perdeu a vida este domingo, na sequência de...

Regiãohá 2 horas

Vila do Conde: Caxinas terá novo parque à beira mar

Está lançado o concurso público da Câmara Municipal de Vila do Conde para o processo de Requalificação Urbanística do Espaço...

Desportohá 3 horas

Pilotos famalicenses no ‘Top 10’ da Baja TT Lagos. Tiago Reis obrigado a desistir

Terminaram, neste último sábado e domingo, as prestações dos pilotos Daniel Silva e Edgar Reis que representaram Famalicão na Baja...

Desportohá 3 horas

Famalicense Gonçalo Santos é Campeão Nacional Sub-14 pelo FC Porto

O atleta famalicense Gonçalo Gomes dos Santos, que atualmente integra a equipa Sub-14 do Futebol Clube do Porto sagrou-se neste...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Atleta veterano “Arturinho” homenageado após 30 anos “exemplares”

A jornada do campeonato de futsal da AFSA do escalão de Veteranos, disputada neste último fim de semana, ficou marcada...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Radar de controlo de velocidade da PSP estará esta quarta-feira na EN14

O dispositivo de radar de controlo de velocidade da PSP estará, esta quarta-feira 22 de maio, a partir das 14:30...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Perseguição na A3 termina junto ao Parque da Devesa. 10 detidos por tráfico de droga

O Comando Territorial da GNR Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santo Tirso, realizou uma operação este...

Famalicãohá 18 horas

Meteoro: Técnicos estão a calcular trajetória da queda

O geofísico Rui Gonçalves informou que duas das quatro câmaras em Portugal da rede AllSky7 registaram o meteoro visto sábado...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após acidente de trabalho em Vermoim

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações do Horto de...

Arquivo

Mais Vistos