Siga-nos nas redes

Guimarães

Hipermercado em Guimarães paga 30 mil euros por acidente com criança no parque infantil

Publicado

em

Uma criança que ficou ferida num parque infantil instalado num centro comercial em Lordelo, Guimarães, vai receber uma indemnização superior a 30 mil euros, segundo acórdão a que a Lusa hoje teve acesso.

Datado de 12 de outubro, o acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães confirma a decisão da primeira instância, condenando a sociedade que explora o centro comercial e a respetiva seguradora ao pagamento solidário de 30.074 euros, por danos patrimoniais e não patrimoniais.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Os factos remontam a 22 de abril de 2018, quando uma menina estava a transpor uma das pontes no segundo piso do parque infantil e uma ou duas ripas cederam, tendo a criança caído de uma altura de três metros.

A criança sofreu uma fratura exposta na perna esquerda, nomeadamente, nos ossos da tíbia e do perónio, tendo tido necessidade de intervenção cirúrgica.

A entrada no parque infantil custava dois euros.

Os pais puseram o caso em tribunal, culpando o centro comercial pelo acidente, e foi-lhes dada razão.

Para o tribunal, o equipamento “apresentava um defeito, o qual determinou a queda” da criança.

“Houve omissão do cumprimento da sua obrigação de inspecionar e de conservar o equipamento em causa e de reparar o defeito de que o mesmo padecia, havendo nexo de causalidade entre esta omissão e os danos sofridos pela criança”, refere o acórdão.

O proprietário do centro comercial alegou que cumpriu todas as regras e medidas de segurança que lhe eram exigíveis e que o acidente se deveu, única e exclusivamente, ao facto de a criança não ter cumprido com as recomendações fornecidas para a utilização do espaço de diversão.

Frisou, designadamente, que no parque havia indicações de que os utentes teriam de ter entre os 03 e os 10 anos, quando a vítima já tinha 11.

Mas o tribunal contrapôs que “não seria, certamente, pelo facto de a vítima ter menos uns meses de idade que o acidente não teria ocorrido”.

“Aliás, a invocação do aludido circunstancialismo como forma de justificar a não obrigação de pagar uma indemnização até poderia ser considerada como constituindo um exercício de um direito em termos clamorosamente ofensivos da justiça, desrespeitando o sentimento jurídico socialmente dominante”, acrescenta o acórdão, considerando que não existe qualquer nexo causal entre a idade da criança e a queda.

Diz ainda que o centro comercial “aceitou celebrar o contrato em causa [dois euros pela entrada] sem procurar inteirar-se da idade que a criança tinha ou, tendo-o feito, aceitando que esta acedesse ao equipamento apesar de ter idade superior” à permitida.

O centro comercial ainda tentou culpar a mãe da criança por se ter ausentado das imediações do parque infantil, mas também aqui o tribunal não lhe deu razão, argumentando que mesmo que a mãe estivesse por perto “a queda sempre teria acontecido”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 14 minutos

Colisão rodoviária em cadeia envolve três veículos na Trofa

Três veículos estiveram envolvidos, na manhã desta quarta-feira, numa colisão rodoviária em cadeia na Trofa. Tudo aconteceu na Estrada Nacional...

Desportohá 46 minutos

Famalicão: “Caminhada Solidária” e “Trail Kids” para apoiar APPACDM realiza-se este domingo

Realiza-se este domingo uma “Caminhada Solidária”, cujos fundos angariados irá reverter a favor da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Recebe “Marcha Pela Paz e Liberdade” a 29 de maio

Famalicão recebe, no dia 29 de maio (quarta-feira) a “Marcha Pela Paz e Liberdade ONU” um evento promovido pelo Agrupamento...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Futebolista de Lousado vai disputar eliminatória da Liga dos Campeões

O futebolista famalicense Luís Carlos Veloso Pereira, conhecido por Luca Pereira, natural de Lousado, prepara-se para disputar os jogos referentes...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Idosa caída dentro de habitação resgatada com recurso a plataforma elevatória dos bombeiros

Uma mulher idosa sofreu uma queda na sua residência em Calendário, acabando por ficar imóvel e impedida de abrir a...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: 12 detidos e centenas de doses de droga apreendidas

Um grupo de 12 indivíduos foi detido pela PSP, em Famalicão, no decurso de um processo em investigação pelo crime...

Bragahá 15 horas

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa animam São João de Braga este verão

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Pedro Alves eleito como Vice-Presidente Distrital do Chega

O núcleo bracarense do partido Chega levou a cabo a eleição dos membros da sua Comissão Política Distrital, resultando na...

Famalicãohá 17 horas

Atriz famalicense Kika Magalhães interpreta vítima de tráfico humano em filme rodado em Los Angeles

O filme luso-americano “A Rapariga no Banco de Trás”, que se estreia a 16 de maio nos cinemas portugueses, é...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Atualizações indicam prolongamento da chuva até domingo

Afinal, o tempo mais chuvoso deverá manter-se por um período mais longo no concelho de Famalicão, assim indicam as previsões...

Arquivo

Mais Vistos