Siga-nos nas redes

País

Mau tempo: 150 ocorrências registadas até às 12:00

Publicado

em

 A GNR registou hoje cerca de 150 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal Continental, sobretudo desmoronamento de terras, queda de árvores e estruturas e inundações, disse fonte do Centro Integrado Nacional de Gestão Operacional.

A fonte adiantou à agência Lusa que foram registadas, até às 12:00, cerca de 150 ocorrências devido ao mau tempo que se faz sentir em Portugal Continental desde a madrugada de hoje.

emissão em direto da famatv

Segundo a fonte, há registo de “alguns cortes de estrada, sobretudo municipais e acessos locais”, sobretudo devido ao desmoronamento de terras e muros, mas “não há notícia de cortes definitivos”.

“Há muitas ocorrências relativas a queda de estruturas motivadas pelo vento, quedas de árvores, desmoronamento de alguns muros, inundações em habitações também relativas às condições climatéricas que se fazem sentir”, disse a fonte.

A mesma fonte precisou que as áreas de Portugal Continental mais afetadas foram o Norte e Centro “já que foi onde a chuva caiu mais durante o período da manhã”, mais precisamente nas zonas de Braga, Viana do Castelo e Porto.

“Agora, da parte da tarde, esperamos que as condições meteorológicas se agravem mais aqui na zona de Lisboa, Setúbal, norte do distrito de Évora e Portalegre”, salientou.

Todos os distritos de Portugal Continental estão hoje sob aviso meteorológico laranja (o segundo mais grave de uma escala de três) devido ao mau tempo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previu para hoje, com a passagem da depressão Aline, vento de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir do início da manhã, com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora (km/h), em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões.

O IPMA indica que localmente poderão ocorrer rajadas pontualmente superiores aos 110 km/h, bem como fenómenos extremos de vento.

Quanto à chuva, aumentou de frequência e intensidade a partir da manhã e, ao nível da agitação marítima, espera-se para a costa ocidental ondas do quadrante oeste com quatro a cinco metros, aumentando para cinco a sete metros de altura e podendo atingir uma altura máxima até 14 metros.

Na costa sul do Algarve as ondas serão de sudoeste, aumentando para quatro a 4,5 metros durante a tarde.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomendou aos cidadãos que evitassem hoje deslocações desnecessárias.

O segundo comandante da ANEPC, Miguel Cruz, disse que o nível de prontidão do dispositivo subiu de amarelo para laranja, o segundo mais elevado, a partir das 00:00 de hoje.

A proteção civil alertou também estar previsto que a chuva iria começar na quarta-feira no norte e centro e que hoje se iria alastrar a todo território continental.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 horas

A chuva vai manter-se até quarta-feira

O tempo cinzento vai manter-se até quarta feira. Para este domingo, o IPMA afirma ainda que estão previstos períodos de...

Famalicãohá 13 horas

Nova estrutura no cemitério de Lousado

A junta de freguesia de Lousado anunciou a construção de um ossário. Esta estrutura com 45 gavetões para cinzas e...

Famalicãohá 14 horas

Lagoa celebra as festas em honra do Divino Espirito Santo

A freguesia de Lagoa, no concelho de Famalicão, celebra este fim de semana a Festa em Honra do Divino Espírito...

Famalicãohá 16 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

Este fim de semana a Praça D. Maria II acolhe o Mercado das Famílias Interculturais, com expositores de várias nacionalidades:...

Desportohá 18 horas

GD de Joane rumo à subida

O Grupo Desportivo de Joane defronta na tarde deste sábado a equipa do Selhe. Na penúltima jornada da pró nacional...

Famalicãohá 19 horas

GNR faz mais de 350 detenções no espaço de seis dias

Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou várias operações em todo o território nacional, entre os dias 10 e 16 de maio,...

Famalicãohá 19 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

O Município de Vila Nova de Famalicão continua a celebrar a família e a diversidade cultural. A Semana da Família...

Famalicãohá 20 horas

IIV Feira das sopas em Ribeirão

O Agrupamento de escuteiros 1374 realiza, este sábado a VII Feira das Sopas. A iniciativa tem início marcado a partir...

Desportohá 1 dia

Veja os golos! FC Famalicão 1-2 Casa Pia AC

Veja aqui em baixo os golos da partida entre o FC Famalicão e o Casa Pia AC a contar para...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Colheita de sangue em Joane a 26 de maio

A Escola Benjamim Salgado, na vila de Joane, recebe no dia 26 de maio mais uma colheita de sangue realizada...

Arquivo

Mais Vistos