Siga-nos nas redes

País

Greve dos profissionais da educação com 65% de adesão e dezenas de escolas encerradas

Publicado

em

Meia centena de escolas estão hoje encerradas devido à greve dos trabalhadores não docentes, segundo um primeiro balanço do Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (Sinape), que fala numa adesão de 65% dos trabalhadores.

“Tal como tínhamos estimado, temos 65% de adesão à greve e temos informação de 50 escolas já fechadas”, avançou à Lusa o secretário-geral do Sinape, Francisco Pinto, num balanço provisório realizado por volta das 8:30 de hoje.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Francisco Pinto passou o início da manhã a receber chamadas de trabalhadores de escolas de todo o país indicando a adesão de assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores.

“Há escolas encerradas por todo o país, desde Coimbra a Viseu ou Almada. Aqui em Lisboa, por exemplo, fechou a escola Eça de Queiroz, a Delfim Santos, a escola dos Olivais…”, ia enumerando o secretário-geral da Sinape, do lado de fora dos portões da Escola EB 2,3 das Olaias, em Lisboa, onde hoje também não houve aulas de manhã.

O objetivo da paralisação é ser “uma grande chamada de atenção do poder e dos partidos políticos para a situação do pessoal não docente”, explicou, sublinhando que entre “os muitos problemas” podem destacar-se as carreiras desestruturadas e as baixas remunerações.

A grande maioria dos assistentes operacionais recebe “mais nove euros do que o salário mínimo”, mas “levam para casa apenas 606,23 euros”: “São pessoas que trabalham, mas são pobres”, alertou Francisco Pinto.

Segundo o sindicalista, cerca de “90% dos assistentes operacionais estão no equivalente ao 1.º escalão” e a grande maioria trabalha há muitos anos, havendo casos em que estão nas escolas há mais de duas décadas.

Francisco Pinto disse ainda que o rendimento líquido dos assistentes técnicos que estão no 1.º escalão é de 683,43 euros e o dos técnicos superiores é de 918,68 euros.

O Sinape escolheu a véspera da entrega no parlamento do Orçamento de Estado para alertar também para “os aceleradores de carreira desajustados”, a precariedade e a escassez destes profissionais nas escolas tendo em conta as reais necessidades.

​​​​​​​A paralisação do pessoal não docente acontece três dias após a greve de professores e educadores convocada pela plataforma de nove organizações sindicais, da qual faz parte o Sinape, assim como a Federação Nacional de Educação (FNE) e a Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

A greve de hoje é a terceira do atual ano letivo, que começou há menos de um mês e que contou logo nos primeiros dias com uma paralisação de uma semana convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) e dirigida a professores e pessoal não docente.

Foto: Sindicato Professores do Norte/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Segunda-feira “abre a porta” a semana de chuva

A chuva está de regresso a Famalicão esta segunda-feira, dia para o qual é ainda esperada uma ligeira redução nos...

Paíshá 5 horas

Preços dos combustíveis voltam a descer esta segunda-feira

Os preços do gasóleo e da gasolina voltam a descer esta segunda-feira. A gasolina deverá descer três cêntimos por litro...

Famalicãohá 6 horas

Famalicense Maria de Fátima Cardoso lança novo livro

A autora famalicense Maria de Fátima Cardoso apresenta no próximo dia18 de maio, em Famalicão, o seu novo livro, intitulado...

Famalicãohá 7 horas

Pirilampo Mágico 2024 já está na rua: ACIP dinamiza campanha em Famalicão

A campanha do Pirilampo Mágico 2024 já está na rua e avi decorrer até 9 de junho, sendo que no...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: este domingo há desfile da Batalha das Flores no centro da cidade

O centro da cidade de Famalicão recebe esta tarde o desfile da Batalha das Flores. A iniciativa está inserida na...

Paíshá 8 horas

Suíça vence Festival da Eurovisão. Portugal fica em 10º lugar

A Suíça, com  a canção “The Code”, venceu a 68.ª edição da Eurovisão. Portugal, representado por Iolanda com a canção ...

Famalicãohá 1 dia

Rita Ribeiro em Famalicão para concerto na Fundação Cupertino de MIranda

A cantora e atriz Rita Ribeiro está em Famalicão, este sábado, para um concerto de Fados na Fundação Cupertino de...

Desportohá 1 dia

Famalicão: AD Oliveirense inaugurou a equalificação do campo de futebol cinco

A Associação Desportiva Oliveirense inaugurou, este sábado, dia 11 de maio, a requalificação do campo de futebol 5 do Estádio...

Bragahá 1 dia

De 22 a 26 de maio a Braga Romana espera receber 300 mil pessoas

Em comunicado, o município de Braga refere que os palcos estarão localizados no Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo...

Paíshá 1 dia

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir O valor do ‘jackpot’ do Euromilhões voltou a aumentar,...

Arquivo

Mais Vistos