Siga-nos nas redes

País

Professores iniciam greve nacional esta sexta-feira

Publicado

em

Os professores e educadores realizam hoje uma greve nacional a exigir melhores condições de trabalho, sendo a primeira paralisação no atual ano letivo convocada pela plataforma de nove estruturas sindicais.

Cerca de três semanas após o arranque do ano letivo, docentes e educadores voltam a parar para exigir velhas reivindicações, como a contabilização integral do tempo de serviço congelado: Seis anos, seis meses e 23 dias.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Os professores perdem anualmente milhares de euros por não lhes ser contado integralmente o tempo de serviço que cumpriram”, refere o pré-aviso de greve da plataforma, da qual fazem parte a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional de Educação (FNE).

Na segunda-feira, o primeiro-ministro voltou a rejeitar a hipótese de uma recuperação integral do tempo de serviço dos professores, defendendo que o custo “é insustentável para o país” e que “tem de haver equidade” para todas as carreiras da função pública.

Em resposta às declarações de António Costa, os dirigentes sindicais garantiram que os professores não vão desistir e que a luta vai continuar.

As organizações sindicais voltaram a sublinhar que estão disponíveis para uma recuperação faseada e lembram que esta não é a única reivindicação.

O fim das vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões e das quotas de avaliação são outras das exigências da plataforma, da qual fazem parte também o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) e o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU).

“Os abusos e as ilegalidades nos horários de trabalho arrastam-se e são um dos fatores de profundo desgaste físico, psíquico e psicológico dos docentes”, refere o pré-aviso de greve.

A greve de hoje marca o fim da Semana Europeia dos Professores e realiza-se um dia após o Dia Mundial do Professor (5 de outubro).

Na próxima segunda-feira, 09 de outubro, será a vez de os trabalhadores não docentes fazerem uma greve pela valorização das profissões, na sequência do pré-aviso entregue apenas pelo Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (SINAPE), que também faz parte da plataforma.

Segundo o SINEPE, estes profissionais vivem desde 2010 “uma desvalorização salarial”, uma vez que as suas “tabelas foram ‘engolidas’ pelo ordenado mínimo nacional, sem que existisse uma reestruturação das carreiras”.

Fenprof, FNE, ASPL, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU são as nove organizações sindicais de docentes da plataforma.

O ano letivo começou com uma semana de greves de professores e pessoal não docente convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (S.TO.P).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 38 minutos

Famalicão: Céus limpos e “máximas” de 23 graus este sábado

Famalicão espera mais um dia de sol, este sábado, com céus sobretudo limpos e algumas horas parcialmente nublados. Apesar disto,...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: Sub-23 vencem Gil Vicente por 3-1

A equipa dos sub-23 do FC Famalicão disputou, na tarde desta sexta-feira, um jogo referente à 2.ª Fase da Taça...

Paíshá 2 horas

Camionista encarcerado pela própria carga após despiste na Maia

O condutor de um camião com uma carga de ferro ficou ferido após o despiste da viatura, na Estrada Nacional...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Município avança com requalificação de piscina em Bairro

Vai avançar o processo de requalificação da piscina exterior do Parque de Lazer António Sampaio, na freguesia de Bairro, ação...

Bragahá 3 horas

Piloto Lucas Simões obrigado a abandonar Rali de Portugal após capotamento

Esta sexta-feira assinalou o final da participação do piloto bracarense Lucas Simões e navegador Valter Cardoso na edição 57 do...

Desportohá 4 horas

Rali de Portugal: Pilotos e navegadores “locais” ocupam posições cimeiras no Campeonato de Portugal de Ralis

Cumpridos os primeiros quilómetros de competição na edição 57 do Rali de Portugal, que atravessou as localidades de Mortágua, Lousã,...

Paíshá 4 horas

Norte de Portugal tem 54 praias com “Qualidade de Ouro” informa a Quercus

A associação ambientalista Quercus classificou este ano 356 praias com “Qualidade de Ouro”, menos 38 do que na época balnear...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: A importância do ato de brincar no desenvolvimento das crianças abordado por Carlos Neto em Ribeirão

O Centro Social Paroquial de Ribeirão recebeu no dia 08 de maio oProfessor Catedrático Jubilado Carlos Neto para uma sessão...

Famalicãohá 7 horas

Fim de semana de muita cor e animação na cidade

A festa da Flor traz muita cor e animação ao centro da cidade. As ruas do centro urbano estão decoradas...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Colisão entre ligeiros faz um ferido no centro da cidade

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta sexta-feira, na Rua Adolfo Casais Monteiro em Famalicão, na sequência de uma colisão...

Arquivo

Mais Vistos