Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicense Jorge Paulo Oliveira proposto como vice-presidente da bancada do PSD

Publicado

em

O deputado social democrata Jorge Paulo Oliveira, de Famalicão, e o seu colega de partido Miguel Santos foram propostos, esta quarta-feira, pela liderança do grupo parlamentar para novos vice-presidentes da bancada social-democrata, e António Prôa para coordenador da Defesa.

Os nomes propostos – para substituir os três vice-presidentes sociais-democratas que deixaram a Assembleia da República na primeira sessão legislativa – vão a votos entre as 10:00 e as 12:00 de sexta-feira, primeiro dia da segunda sessão legislativa, na sala de reuniões da direção do grupo parlamentar.

emissão em direto da famatv

Miguel Santos, eleito pelo Porto, foi deputado na X, XII e XIII legislaturas e já ocupou a vice-presidência da bancada quando Luís Montenegro era líder parlamentar e Pedro Passos Coelho presidente do partido.

Jorge Paulo Oliveira, eleito por Braga, é deputado desde a XII legislatura e desempenhava atualmente funções de coordenador na Comissão de Defesa, pasta que passará agora para António Prôa, eleito por Lisboa.

A bancada do PSD passará, após a eleição, a contar com onze vice-presidentes.

Nos últimos meses, deixaram a vice-presidência da bancada do PSD Ricardo Baptista Leite, que suspendeu o mandato de deputado a meio de maio para dirigir uma organização ligada à saúde, na Suíça, Luís Gomes, que saiu igualmente do parlamento por motivos profissionais, e Joaquim Pinto Moreira, que deixou o cargo de ‘vice’ depois de ser noticiado que estava a ser investigado na “Operação Vórtex”.

Pinto Moreira começou por deixar a vice-presidência e suspender o mandato de deputado, tendo regressado dois meses depois à Assembleia da República sem acordo da direção. A meio de julho, e depois de ser acusado na mesma investigação, anunciou que iria renunciar ao mandato.

Fonte da bancada disse à Lusa que o ainda deputado já formalizou por escrito essa renúncia ao presidente da Assembleia da República, que terá efeitos a partir de quinta-feira, último dia da primeira sessão legislativa.

A direção do Grupo Parlamentar do PSD, liderada por Joaquim Miranda Sarmento, foi eleita em 13 de julho do ano passado com perto de 60% dos votos da bancada, tendo-se registado 46 votos a favor, 20 brancos e 10 nulos.

Foram eleitos, num primeiro momento, dez vice-presidentes (o máximo permitido então pelo regulamento interno da bancada e mais três do que os sete do anterior líder parlamentar Paulo Mota Pinto) e, num segundo momento, foi alterado o regulamento para que o número máximo de ‘vices’ passasse a 12, como vigorava antes de 2020.

A eleição de Alexandre Poço e Luís Gomes aconteceu uma semana depois, tendo os dois deputados recolhido 75% de votos favoráveis do grupo parlamentar.

Com as várias saídas, no final da sessão legislativa, a direção estava reduzida a nove ‘vices’ (que se mantêm no cargo): João Moura, Paula Cardoso, Paulo Rios Oliveira, Catarina Rocha Ferreira, Clara Marques Mendes, Andreia Neto, Hugo Oliveira, Hugo Carneiro e Alexandre Poço.

Emília Cerqueira e Sónia Ramos exercem as funções de secretárias da direção da bancada.

De acordo com o regulamento interno do grupo parlamentar, verificando-se qualquer vaga na direção da bancada “só esta poderá apresentar candidaturas para o respetivo preenchimento, devendo a eleição verificar-se até quinze dias após ocorrência da vaga ou, se esta se verificar fora do funcionamento efetivo da Assembleia, até quinze dias após o reinício dos trabalhos parlamentares.

A Comissão Permanente da bancada (de que fazem parte o presidente, os ‘vices’ e os secretários) é eleita pelo método maioritário, com o mandato de duas sessões legislativas completas, que só termina em julho de 2024.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 minutos

Famalicão de Lés a Lés na freguesia de Brufe

Nesta edição do programa “Famalicão de Lés a Lés” fomos à freguesia de de Brufe para entrevistar o presidente da...

Desportohá 17 minutos

Famalicão: Didáxis recebe competição de futebol infantil “Copa do Ave”

A escola de futebol Os Afonsinhos da Didáxis regressam com a 2. edição da competição de futebol infantil “Copa do...

Famalicãohá 48 minutos

Associação de Famílias de Acolhimento de Famalicão celebra 11 anos de atividade este domingo

Associação de Famílias de AcolhimentoO Centro Cívico de Vila Nova de Famalicão recebe, este domingo, o evento que celebra os...

Póvoa de Varzimhá 1 hora

Suspeito de roubar em garagens detido pela PSP na Póvoa de Varzim

Um homem de 45 anos, desempregado, de 45 anos, residente em Vila do Conde, foi detido pela PSP, esta quarta-feira,...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Mariana Araújo convocada pela Seleção Nacional de Patinagem Artística

A jovem atleta Mariana Araújo, da Academia de Patinagem do Ave – PatinAve, foi recentemente convocada para representar a Seleção...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Seide S. Paio recebe 4.º Mercado dos Doces a 26 de maio

O Largo Nossa Senhora do Parto, em Seide S. Paio recebe, no dia 26 de maio (domingo), o 4.º Mercado...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Feira das Sopas de Ribeirão realiza-se este sábado

O Agrupamento de Escuteiros 1374 de Ribeirão realiza, este sábado, a VII Feira das Sopas, um evento dedicado à comunidade...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Arsénio nos solos do novo terminal de Lousado é afinal de origem natural

Depois de levantadas dúvidas sobre a viabilidade da construção do novo terminal ferroviário da Medway em Lousado, devido à concentração...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Herman José dá concerto único para celebrar os 23 anos da Casa das Artes

Celebra-se, no dia 01 de junho, os 23 anos da Casa das Artes que prepara uma programação especial para este...

Póvoa de Varzimhá 5 horas

Toy anima festas de São Gonçalo em Beiriz este fim de semana

Beiriz, na Póvoa de Varzim celebra, este fim de semana, as Majestosas Festas em Honra de São Gonçalo em Santa...

Arquivo

Mais Vistos