Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Grupo vocal da Fundação Cupertino de Miranda nomeado para prémio pela imprensa britânica

Publicado

em

 O agrupamento Cupertinos, dirigido por Luís Toscano, está de novo nomeado para os Prémios Gramophone, na classe de Música Antiga, de acordo com a lista de finalistas publicada hoje pela revista britânica especializada em música erudita.

Os Cupertinos estão nomeados pelo álbum “Magnificat”, que reúne obras de Pedro de Cristo, compositor da viragem do século XVI para o seguinte, do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, publicado no final de 2022 pela editora Hyperion.

“Este [álbum] é muito mais do que um programa de tesouros musicais, é também um marco para os Cupertinos”, escreve o crítico Edward Breen, justificando a nomeação do grupo dirigido pelo musicólogo e tenor Luís Toscano, que já venceu o Prémio Gramophone de Melhor Gravação de Música Antiga, em 2019, com o disco de estreia, dedicado ao compositor Manuel Cardoso.

A par dos Cupertinos está também nomeado o Marion Consort, do Reino Unido, com um álbum de motetes do compositor português Vicente Lusitano, editado pela editora escocesa Linn. Vicente Lusitano foi o primeiro compositor negro da história da música, com obra publicada, segundo a atual investigação histórica.

Entre os finalistas a este prémio estão também os britânicos The Sixteen, de Harry Christophers, com a gravação de Salmos de William Byrd (edição Coro), e o Huelgas Ensemble, do belga Paul Van Nevel, com Missas de Poor Ludwig Daser (Deutsche Harmonia Mundi), duas formações que têm vários álbuns nas suas discografias dedicadas a compositores portugueses, de António Teixeira e Gaspar Fernandes, até às raízes do fado.

Nos restantes finalistas ao prémio de Melhor Gravação de Música Antiga estão Madrigais de Gesualdo, por Les Arts Florissants, dirigidos por Paul Agnew (Harmonia Mundi), e o álbum do agrupamento Doulce Mémoire, de Denis Raisin Dadre, dedicado ao compositor flamengo Josquin Desprez e seus contemporâneos (Ricercar).

“Magnificat”, que recupera obras de Pedro de Cristo, é o terceiro álbum dos Cupertinos, depois dos trabalhos sobre Manuel Cardoso (2019) e de Duarte Lobo (2020).

Os Cupertinos têm residência na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão. Criados em 2009, o seu repertório provém de fontes originais, consubstanciando um percurso desenvolvido na investigação, recuperação e estudo da polifonia portuguesa dos séculos XVI/XVII, trabalho que envolve em particular o diretor artístico, Luís Toscano, e o musicólogo José Abreu.

A lista de finalistas dos prémios da revista Gramofone reúne um total de 66 gravações, editadas entre junho de 2022 e maio deste ano, nas áreas da música coral, de câmara, concertante, contemporânea, instrumental, para piano e para orquestra, para voz e ensemble, além da chamada música antiga e da ópera.

Entre os nomeados estão as orquestras Filarmónica de Berlim, Sinfónica de Londres, Sinfónica da Cidade de Birmingham e Orquestra de Câmara Alemã de Bremen, a Orquestra Nacional Dinamarquesa e Concerto Italiano, os agrupamentos corais Le Banquet Céleste, Coro da Rádio da Letónia, da Orquestra Nacional de Loire e os coros de Cambridge e do St. John’s College.

Nas diferentes categorias, destacam-se ainda intérpretes individuais como as sopranos Véronique Gens e Sandrine Piau, e os pianistas Leif Ove Andsnes, Bertrand Chamayou, Benjamin Grosvenor, Marc-André Hamelin, Krystian Zimerman e Paul Wee, András Schiff e Alexandre Kantorow.

Os vencedores nas diferentes categorias serão conhecidos no próximo dia 04 de outubro. Entre estes será eleito do Disco do Ano da Gramophone.

A revista foi fundada em 1923, pelo escritor escocês Compton Mackenzie, e afirmou-se como uma das mais importantes publicações periódicas de música erudita, durante o último século.

A lista de finalistas pode ser consultada no ‘site’ da revista em gramophone.co.uk

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 44 minutos

Nuno Melo alerta estados-membros da UE para a “urgência em ajustar procedimentos de contratação e aquisição de equipamentos” militares

 O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, alertou hoje os estados-membros da União Europeia (UE), em Varsóvia, para a “urgência em...

Paíshá 2 horas

ASAE fiscalizou transporte de azeite, carnes e outros em 50 pontos do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou desde as 20:00 de quarta-feira e até às 08:00 de hoje cerca...

Bragahá 3 horas

Homem gravemente ferido após acidente durante corte de árvore em Fafe

Um homem ficou gravemente ferido, na tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na zona de Felgueiras,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão sob “aviso amarelo”: Chuvas fortes e trovoada esperadas esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um agravamento das condições meteorológicas registadas nos últimos dias, de acordo com as previsões do Instituto...

Paíshá 4 horas

Norte: PJ investiga alegada violação de dois utentes de um lar de idosos em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga vai investigar uma alegada violação que terá envolvido dois utentes de um lar de...

Paíshá 5 horas

Motociclos sob novas regras: Inspeções, estacionamento, impostos e outras alterações em vigor desde o dia 01 de abril

O mês de abril chegou com novas regras para os motociclistas, tanto no que diz respeito ao Código da Estrada,...

Paíshá 6 horas

Braga/Porto: PJ fez buscas em diversos organismos públicos esta quinta-feira

A Polícia Judiciária (PJ) tem em curso buscas em vários organismos públicos em Braga, Porto e Lisboa, por suspeitas relacionadas...

Bragahá 6 horas

Esposende: Ponte D. Luís Filipe encerrada para reabilitação estrutural entre 07 e 17 de abril

A ponte metálica de Fão, em Esposende, no distrito de Braga, vai estar encerrada ao trânsito a partir de segunda-feira...

Paíshá 7 horas

Faleceu ex-ministro da Saúde e Secretário de Estado Paulo Mendo. Tinha 92 anos

O médico Paulo Mendo, que foi secretário de Estado, por duas vezes, e ministro da Saúde, entre 1993 e 1995,...

Regiãohá 9 horas

Faleceu o Padre Fernando Campos natural da Trofa que passou por Vila do Conde, Santo Tirso e Ovar

Faleceu, esta terça-feira aos 92 anos, o padre Fernando Campos, natural da Trofa, ex-vigário cooperador em Santo Tirso e pároco...

Arquivo

Mais Vistos