Siga-nos nas redes

País

Secretário de Estado Adjunto declara “tolerância zero” para vacinações indevidas

Publicado

em

Reafirmando que haverá “tolerância zero” para vacinações indevidas o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales disse que o plano de vacinação contemplará listas suplementares para as vacinas sobrantes.

“O grupo de trabalho tem reforçado as suas orientações para que no caso de haver doses sobrantes, existam listas suplementares elaboradas com critérios de priorização do plano de vacinação, para que possam ser usadas as vacinas sobrantes” afirmou.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



À margem de uma visita ao hospital de Faro, o governante revelou que essas listas “não existiam” e que eram as entidades responsáveis pelas vacinação que elaboravam a listagem, defendendo que “na generalidade o processo tem corrido bem”.

Para o secretário de Estado, a vacinação de pessoas de grupo não prioritárias é uma questão que se está a “colocar agora com mais premência” e por isso o grupo de trabalho decidiu “dar indicações e muito bem”, para se criassem as “listas suplementares, de acordo com o plano de vacinação e os critérios de priorização”.

Informou ainda que estão a ser promovidas pela Inspeção de Atividades em Saúde auditorias de âmbito nacional e há “procedimentos que terão sanções quer ao nível disciplinar e criminal, se durante a sede de inquérito tal se provar”.

Questionado pelos jornalistas sobre se estão garantidas as vacinas necessárias para as segundas doses, afirmou que “está garantida a administração da segunda dose a todos os que levaram a primeira”, incluindo os que a tomaram invalidamente”.

Segundo António Lacerda Sales, já foram administradas “338 mil doses, 68 mil já com segunda dose”.

Em relação às recomendações de outros países em desaconselhar a administração da vacina da AstraZeneca a pessoas com mais de 50 anos, António Lacerda Sales afirmou que Portugal irá seguir a “melhor evidência científica”.

“Se vier a comprovar-se que essa vacinação é preferível em pessoas com menos de 50 anos, assim o faremos, se assim não for, manteremos o nosso plano de vacinação tal como está”, sublinhou.

Depois da visita à unidade de Faro, o secretário de Estado deslocou ao Hospital de Portimão e ao Pavilhão Arena, onde está instalado um hospital de campanha com uma enfermaria para doentes com covid-19.

Referindo-se a essa estrutura, destacou o facto de poder aumentar a capacidade em receber doentes, passando de uma “unidade de estrutura de apoio de retaguarda” para outra, com a possibilidade e acolher pacientes com “necessidade de alto fluxo” de oxigénio.

O governante revelou que o conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) lhe garantiu que caso fosse necessário estariam “ventiladores à disposição” e conseguiriam “implementar uma unidade” dentro do Portimão Arena.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Economiahá 6 horas

Governo prepara investimento “forte” no abastecimento e armazenamento de água

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou hoje que o Governo vai “investir forte” no abastecimento e armazenamento de...

Regiãohá 8 horas

Centro Cultural de Vila das Aves apresenta “Rostos da Democracia” da artista plástica Mafalda Rocha

De 4 de maio a 29 de junho, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves será o palco da...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuva persistente já a partir da meia noite

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de chuva embora com condições mais adversas do que as registadas nas últimas...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Ruivães apresenta a sua Mostra Comunitária este sábado

Ruivães apresenta este sábado a sua Mostra Comunitária, um evento a realizar no Adro da Igreja de Ruivães, que pretende...

Desportohá 10 horas

Confiança de Zaydou intacta perante SLB: FC Famalicão pronto para ganhar mais 3 pontos

Joga-se este domingo mais uma jornada desta reta final de mais uma edição da I Liga de futebol português que...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Mercado das Associações de Pais cancelado devido às previsões de chuva

Foi cancelado devido às previsões de condições meteorológicas adversas o Mercado das Associações de Pais agendada para este fim de...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Alunos do Centro Escolar Luís de Camões gravam Podcast que alerta para os problemas ambientais da cidade

A escola Camilo Castelo Branco acolheu, esta sexta-feira, dia 3 de maio, o evento EcoPodcasts. O projeto foi desenvolvido por...

Bragahá 13 horas

Despiste de autocarro mata homem de 64 anos em Braga

Um autocarro “desgovernado” dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) despistou-se hoje na Avenida Central, atingindo mortalmente um homem, de 64...

Famalicãohá 13 horas

Neste Lés a Lés Famalicão damos destaque à União de Freguesias de Avidos e Lagoa

É nosso convidado, o presidente da União de Freguesias António Gomes. Ao longo da conversa ficamos a saber como tem...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Homem de 48 anos detido sem carta de condução e excesso de álcool

Um cidadão com 48 anos de idade foi detido, esta quarta-feira pela PSP, por não possuirqualquer documento que o habilitasse...

Arquivo

Mais Vistos