Região
Amarcultura voltou ao Cortejo Histórico da Senhora d’Agonia

A associação famalicense Amarcultura voltou a participar no Cortejo Histórico da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.
Esta é já a 13.ª participação consecutiva do grupo de Calendário, num dos pontos altos das festas, mantendo o especial estatuto de ser a única associação não vianense a integrar este evento.
O cortejo deste ano tinha como tema a cerâmica, cabendo à Amarcultura um quadro que retratava um palacete do século XVIII, o mesmo que hoje alberga o Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, na passagem do centenário da sua inauguração.
Integrando 22 elementos, entre carro alegórico e grupo de baile, o quadro do grupo famalicense foi muito ovacionado pelo público, nomeadamente os vários momentos coreográficos apresentados ao longo dos três quilómetros do percurso do cortejo.
A coreografia foi desenhada e ensaiada pela diretora do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, An-Dança, Marta Soares, a quem a Amarcultura presta “o merecido agradecimento pelo seu empenho motivador.”
O Cortejo Histórico e Etnográfico da Romaria de Nª Srª da Agonia integrou mais de três mil participantes e foi assistido por mais de 150 mil pessoas.
A renovação do convite é considerada pela associação famalicense como “uma prova do voto de confiança e do reconhecimento do bom desempenho que o Município de Viana do Castelo deposita no grupo famalicense desde 2009.”

-
Desportohá 1 semana
Rali de Famalicão 2025: Muita velocidade esperada para 30 e 31 de maio
-
Paíshá 1 semana
Porto: Fuga à polícia em contramão na VCI faz dois acidentes
-
Famalicãohá 5 dias
Iniciativa “Famalicão Bricks Lab” assinalou o Dia da Juventude no concelho
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão espera céus nublados e descida das temperaturas esta terça-feira