Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Sintomas da doença permanecem após a cura em 25% dos doentes

Publicado

em

Um estudo divulgado recentemente mostra que cerca de 25% a 30% das pessoas que tiveram covid-19 mantêm sintomas além de oito meses após a recuperação, o que transforma esta doença numa patologia crónica.

O inquérito, que foi apresentado na reunião no Infarmed, envolveu uma amostra de quase 2.000 mil doentes seguidos no Centro Hospitalar de São João no Porto, dos quais cerca de 20% foram internados e os outros foram seguidos sempre em ambulatório.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Foi possível falar, 06 a 09 meses depois, com 62% destes doentes identificados desde o primeiro dia da infeção até 18 de maio, disse Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto,

Quando lhes foi questionado qual foi o maior desafio que sentiram depois da infeção, afirmaram que foi o isolamento, foi o ultrapassar da doença, foi o afastamento da família, a ansiedade, além dos problemas relacionados com incerteza do futuro e as dificuldades financeiras.

“Isso significa que as pessoas valorizam a doença e têm medo da doença. Tinham medo da morte, tinham medo de infetar os outros e tinham medo das sequelas e as sequelas existem”, salientou o investigador.

À pergunta se desde o período em que foi considerado recuperado o doente continuou a sentir-se afetado por problemas de saúde, pelo menos, 60% disseram manter problemas numa proporção muito alta.

“Queixas de depressão, cefaleias, tonturas, palpitações e as conhecidas alterações do olfato e do paladar mantêm-se durante muito tempo e afetavam praticamente 18% destas quase 1.200 pessoas que inquirimos”.

Por último, foi perguntado se desde o início da infeção – e estes doentes eram praticamente todos sintomáticos porque na altura não se faziam testes a assintomáticos – quantos dias esteve com sintomas e quando eles “finalmente apareceram”.

O estudo concluiu que “cerca de 25% a 30% das pessoas mantêm sintomas para lá dos oito, nove meses. Isto é, o covid-19 transforma-se se numa doença crónica”, disse Henrique Barros.

“Um pouco mais no sexo feminino do masculino, um pouco mais nas idades intermédias do que nas idades extremas”, referiu.

O epidemiologista alertou que vão encontrar-se muitas pessoas com sintomas no futuro que nunca souberam que estiveram infetadas.

“Se não lhe fizermos, por exemplo, o teste de anticorpos não vamos saber que ela tem essa história no seu passado. Por isso eu atrevo-me a dizer que é preciso manter estes milhares e milhares de pessoas sob observação”, defendeu.

Por outro lado, “os serviços de saúde têm que as considerar como consideram os doentes não-covid, porque já não têm essa infeção, mas a infeção foi um gatilho de um problema que vai afetar muita gente no futuro.

“E se isso significa que temos que estar muito atentos e muito seguros na prevenção da infeção, também significa que temos que estar muito atentos e muito seguros no acompanhamento das pessoas e na atenção às pessoas”, declarou.

Alertou ainda que quando se estão a observar 10 mil casos por dia provavelmente estarão a ocorrer 30 mil, defendendo que é preciso continuar “a fazer muitos testes fazer, o mais possível”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 14 minutos

Famalicão: Irmãs Gonçalves vencem 2ª Jornada Nacional de Seniores

Sónia e Adriana Gonçalves, a dupla de irmãs atletas da equipa de badminton do Famalicense Atlético Clube somaram mais uma...

Barceloshá 2 horas

Homem de 20 anos detido por tráfico de estupefacientes em estabelecimento de diversão noturna em Barcelos

No dia 25 de abril, o Posto Territorial da GNR de Barcelos, através do Comando Territorial de Braga, deteve um...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Manuel Azevedo e António Jesus vencem Campeonato de Bilhar Livre e Snooker em Lousado

Terminou no dia 25 de abril o Campeonato de Bilhar Livre e Snooker da Casa do Povo de Lousado que...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Atletas do Liberdade FC em destaque na 3ª Milha da Liberdade

Os atletas do Liberdade FC estiveram em competição este domingo na 3ª Milha da Liberdade, no Parque do Pontido, na...

Desportohá 4 horas

Navegadora famalicense Joana Silva e piloto Miguel Campos conquistam 2.º lugar em Amarante

A dupla composta pelo piloto Miguel Campos e pela navegadora famalicense Joana Silva esteve em competição, este sábado e domingo,...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Ballas Jr. conquistou 5.º lugar no no Troféu Norte em Vila Verde

O piloto Ballas Jr. de Famalicão esteve em competição, este domingo, na na sua primeira prova de motocross no Troféu...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Marlene Azevedo da Active Running vence Maratona da Europa em Aveiro

Os atletas do coletivo AD Active Running de Famalicão estiveram em competição este domingo na Maratona da Europa, disputada este...

Desportohá 5 horas

Expedição em Marrocos partiu esta segunda-feira para Foum Zguid apesar de alguns contratempos (fotos)

Depois da aventura das dunas e de uma etapa muito complicada no dia de ontem, a caravana partiu, nesta segunda-feira,...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Uma pessoa ferida após incêndio em habitação em Castelões

Uma pessoa ficou ferida, na madrugada desta segunda-feira, na sequência de um incêndio numa habitação na Rua do Rio, na...

Desportohá 6 horas

“O Famalicão tem condições para fazer mais” é a convicção de Armando Evangelista após derrota frente ao Estoril

Terminada mais uma partida referente à 31.ª jornada da I Liga, que opôs Estoril Praia e FC Famalicão, com vitória...

Arquivo

Mais Vistos