País
Agência Espacial Portuguesa recebe financiamento de 9,25 milhões de euros
O Governo autorizou o financiamento de até 9,25 milhões de euros, entre 2023 e 2027, para a Agência Espacial Portuguesa (PT Space), de acordo com uma resolução do Conselho de Ministros publicada na última sexta-feira no Diário da República.
Os fundos serão transferidos anualmente para o orçamento da PT Space, criada em 2019, e, de acordo com o diploma publicado na sexta-feira, “podem ser aumentados pelo saldo calculado no ano anterior”.
Embora Portugal seja membro da ESA desde 2000, a Agência Espacial Portuguesa, com sede na Ilha de Santa Maria, nos Açores, é uma das agências espaciais mais recentes do mundo. Foi criada em 2019 como parte da Estratégia Portugal Espaço 2030. O objetivo da Estratégia Espacial é fazer de Portugal um centro mundial de autoridade na ciência e economia das interações Espaço-Terra-Clima-Oceanos em benefício da sociedade e da economia.
Esta declara que o espaço deve ser considerado um bem comum e que muitos setores podem ser beneficiados com soluções baseadas no espaço, como agricultura, pesca, infraestruturas, desenvolvimento urbano, transporte, marítimo, navegação, turismo, bancário, defesa, segurança e até mesmo o setor da saúde pública.
Foto: PT Space/DR
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão espera fim de semana de sol e “máximas” de 15 graus
-
Paíshá 7 dias
PSP: Homem de 29 anos arrombou porta de restaurante para furtar ‘tablets’ no Porto
-
Desportohá 5 dias
Sub-23 do FC Famalicão empatam por 1-1 frente ao Leixões SC
-
Desportohá 2 dias
10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia