Siga-nos nas redes

Famalicão

Mais de 300 folcloristas vão pisar o palco do Festival Internacional de Folclore de Famalicão

Publicado

em

Falta uma semana para mais uma edição do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Famalicão, que decorre de 4 a 6 de agosto.

Pelo palco do certame, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane com o apoio da autarquia local, vão passar 350 folcloristas que começam a chegar ao concelho famalicense já na próxima terça-feira, 1 de agosto.

É o caso do Georgian Folcloric Dance Group da Universidade de GIPA, na Geórgia, que fala na “grande responsabilidade” e no “grande desafio” que é para o grupo participar num festival como o de Famalicão. Sobre as dança tradicionais do país que vão apresentar em Famalicão, o grupo explica que desempenham um papel importante na cultura georgiana. “Representam a história do nosso país, o carácter e as tradições do nosso povo”.

Recorde-se que a edição deste ano doFAMAFOLK vai contar com os ritmos de oito companhias de dança e grupos etnográficos, cinco dos quais internacionais.

São eles: Companhia de Dança Acuarela Boliviana (Bolívia), Georgian Folcloric Dance Group of University GIPA (Geórgia), Ballet Folclorico de Casanare (Colômbia), Ensemble Folklorique Les Éclusiers (Canadá) e Szőttes Kamara Néptáncegyüttes (Eslováquia) e de Portugal, os famalicenses Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo e o Grupo Folclórico Santa Cruz Vila Meã, de Amarante.

“Depois de uma última edição que superou todas as expectativas, o FAMAFOLK regressa de 4 a 6 de agosto para mais uma vez levar os famalicenses e todos quantos visitam Famalicão numa viagem pelo melhor do folclore nacional e internacional”, refere a propósito o responsável do Grupo Etnográfico Rusga de Joane, Ricardo Mendes Azevedo.

Recorde-se que o festival arranca no dia 4 de agosto, com a cerimónia oficial de abertura nos Paços do Concelho, pelas 14h30. Para o mesmo dia está também agendado um workshop de Danças do Mundo que terá lugar na Praça – Mercado Municipal de Famalicão, às 15h30, e aquela que será a gala de abertura do festival, marcada para as 21h30, nos Paços do Concelho de Famalicão.

O segundo dia do certame, dia 5 de agosto, sábado, a segunda gala decorre no Parque da Freguesia de Seide S. Miguel, às 21h30.

Para o último dia do festival, pelas 11h00, está reservada a tradicional Celebração Ecuménica, na Igreja de Joane, e, por fim, a gala de encerramento do evento, às 15h00, no Parque da Ribeira em Joane.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Chuva e “máximas” de 23 graus previstas para esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia com previsões de chuva para o período da tarde, de acordo com as previsões...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: 50 anos do Agrupamento de Escuteiros de Ruivães em destaque no Lés a Lés

No próximo dia 8 de novembro o Agrupamento 444 do Corpo Nacional de Escutas em Ruivães completa 50 anos de...

Sociedadehá 5 horas

Famalicão: Colisão rodoviária em Vermoim fez dois feridos

Dois feridos, são o resultado de uma colisão rodoviária registada, na tarde desta quinta-feira, na Avenida João XXI, em Vermoim,...

Paíshá 5 horas

Agricultores afetados pelos incêndios de setembro declararam até agora 2,4 milhões em prejuízos

Os agricultores afetados pelos incêndios de setembro na região Norte declararam, até hoje, 2,4 milhões de euros de prejuízos, de...

Bragahá 5 horas

ASAE: Mais de 114 mil ovos apreendidos em estabelecimentos ilegais em Braga

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 114 mil ovos, com valor superior a 410 mil euros,...

Paíshá 6 horas

Doença da língua azul já provocou a morte de mais de 1.700 animais em explorações agrícolas de Norte a Sul

A doença da língua azul já afetou, pelo menos, 279 explorações de bovinos e ovinos, sobretudo em Évora e Beja,...

Paíshá 6 horas

Norte de Portugal e Galiza lançam programa para a inclusão da igualdade de género no trabalho

O Norte de Portugal e a Galiza, em Espanha, lançaram o programa transfronteiriço Iqual Campus, que tem por objetivo uma...

Guimarãeshá 6 horas

Festival Mucho Flow traz música moderna e alternativa a Guimarães até sábado

O festival Mucho Flow deu início à sua 11.ª edição, que até sábado vai levar mais de 20 artistas a...

Paíshá 6 horas

Estudo revela que a exposição a poluentes tem impacto nas doenças neurodegenerativas

Um trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que os poluentes têm impacto no aumento das...

Economiahá 6 horas

Transportes de 10 mil euros ou mais têm de ser declarados ao fisco

As pessoas que, à entrada ou saída de Portugal, de ou com destino a um território fora da UE, que...

Arquivo

Mais Vistos