Famalicão
Famalicão: Construção do novo Terminal Ferroviário vai finalmente avançar. Terrenos necessários já foram adquiridos
O presidente da Câmara Municipal de Famalicão Mário Passos, anunciou, esta semana, a conclusão do processo de aquisição dos terrenos, que irão dar lugar ao Terminal Ferroviário de Mercadorias da Península Ibérica, na freguesia de Lousado, no mesmo concelho.
Este processo teve a duração de cerca de cinco anos e envolveu negociações com mais de 20 proprietários de terrenos diferentes, num “projeto que nos deu muito orgulho e prazer em estar envolvidos, dada a enorme escala e importância para o nosso país. É a concretização de um trabalho árduo e muito desafiante, onde conseguimos reunir bastantes propriedades que irão dar origem a um projeto que contribuirá para a transformação positiva do mercado de transportes e logística de mercadorias”, afirmou Sérgio Nunes, associate e diretor do departamento de Industrial e Logística da Cushman & Wakefield Portugal, consultora imobiliária que liderou o processo, à publicação ECO-Sapo.
O Terminal Ferroviário de Mercadorias da Península Ibérica, como será conhecido, terá quatro linhas férreas de 750 metros, o terminal, que ficará implantado no sul do concelho, terá uma área de 220 mil metros quadrados e capacidade para 11 mil TEU (cada TEU equivale a cerca de 6,1 metros, o comprimento de um contentor-padrão de mercadorias).
A construção do terminal ferroviário de mercadorias é da responsabilidade da Medway, empresa líder no transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, e vai resultar num investimento estimado em 63 milhões de euros.
Dispondo de uma ligação ferroviária direta, através da Linha do Minho, bem como com as acessibilidades rodoviárias através de diversas vias principais, este terminal irá potenciar a indústria exportadora local, facilitando a logística das suas mercadorias, contribuindo, desse modo, para a economia e o emprego da região.
A ligação para contentores refrigerados está também contemplada pelo projeto, assim como área reservada para mercadoria perigosa, espaços para armazenagem e serviços logísticos, parque seguro para camiões, oficinas e vigilância 24 horas.
PASSOU EM DIRETO
-
Economiahá 1 semana
Desemprego jovem em Portugal “é um problema grave” que surpreende os dirigentes europeus
-
Famalicãohá 6 dias
Governo apoia agricultores de Famalicão afetados pelos incêndios
-
Paíshá 5 dias
Mais de 2 milhões de pessoas já foram vacinados contra a gripe desde setembro
-
Economiahá 3 dias
Preço do gasóleo vai aumentar 2,5 cêntimos na segunda-feira. Gasolina também sobe