Famalicão
Famalicão: Festival Famafolk regressa com cinco grupos internacionais
A prestigiada Companhia de Dança Acuarela Boliviana está prestes a concluir a sua digressão internacional com um “toque de glória” no FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Famalicão.
O grupo boliviano está de malas prontas para chegar a Vila Nova de Famalicão. Estes são um dos cinco conjuntos internacionais que, de 4 a 6 de agosto, vão abrilhantar a quinta edição do festival organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, com o apoio da autarquia local.
“Estamos muito felizes e entusiasmados. Esta é a nossa última paragem antes de regressarmos à Bolívia e queremos encerrar a nossa digressão com um toque de glória. Esperamos que apreciem o nosso folclore, que é bastante diversificado e colorido”.
Na bagagem, trazem consigo “nove danças de diferentes regiões da Bolívia, mostrando a diversidade, a cor e as diferentes expressões do folclore” do país, acrescentam.
A eles juntam-se grupos internacionais da Geórgia (Georgian Folcloric Dance Group of University GIPA), Colômbia (Ballet Folclórico de Casanare), Canadá (Ensemble Folklorique Les Éclusiers) e Eslováquia (Szőttes Kamara Néptáncegyüttes). O cartaz fica completo com as atuações dos grupos locais Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo, bem como do Grupo Folclórico Santa Cruz Vila Meã, de Amarante.
“Teremos um conjunto de convidados ricos, diversificados e de grande qualidade”, salienta Ricardo Carneiro, diretor artístico do FAMAFOLK.
O festival tem início marcado para o dia 4 de agosto, com a cerimónia oficial de abertura nos Paços do Concelho, pelas 14h30. Nesse mesmo dia, está também agendado um workshop de Danças do Mundo, que terá lugar na Praça – Mercado Municipal de Famalicão, às 15h30. Mais tarde, está prevista a gala de abertura do festival, às 21h30, nos Paços do Concelho de Famalicão.
No segundo dia do certame, a 5 de agosto, sábado, o evento muda-se para a terra de Camilo Castelo Branco, com a segunda gala do FAMAFOLK a realizar-se no Parque da Freguesia de Seide São Miguel, às 21h30.
Para o último dia do festival, pelas 11h00, está reservada a tradicional Celebração Ecuménica, que todos os anos faz parte do cartaz do FAMAFOLK, na Igreja de Joane, seguindo-se a gala de encerramento do evento, às 15h00, no Parque da Ribeira em Joane.
Recorde-se que o FAMAFOLK está atualmente em processo de candidatura ao selo Festival CIOFF. “Regressamos com o objetivo de alcançar a excelência e a qualidade da rede de festivais CIOFF. Este é o primeiro de três anos de avaliação para que o FAMAFOLK possa integrar esta prestigiada rede internacional”, refere Ricardo Mendes Azevedo, presidente da direção da Rusga de Joane.
Quanto à edição deste ano, o responsável espera que se traduza “numa verdadeira jornada de aprendizagem e convívio” para todos os grupos participantes e que o público se divirta e desfrute dos vários momentos proporcionados pelo festival.
-
Famalicãohá 1 semana
Pedome: Rota dos Presépios inaugurada este sábado
-
Paíshá 6 dias
Família procura por Hélder Almeida de 37 anos desaparecido desde sexta-feira em Paredes
-
Famalicãohá 4 dias
Magia e Diversão: O Natal Brilha em Famalicão!
-
Bragahá 2 horas
Mulher de 50 anos detida após série de furtos em Amares