Siga-nos nas redes

País

Diretores da Segurança Social de Setúbal foram vacinados antes de alguns prioritários

Publicado

em

A diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal (CDSSS), diretores de unidade e diretores de núcleos, estão entre os 126 funcionários escolhidos para receberem a vacina da covid-19, que já lhes foi ministrada há uma semana.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) confirmou a vacinação de 126 pessoas do CDSSS, que integravam a lista com a diretora Natividade Coelho, militante do PS, bem como diretores de unidade e de núcleo, mas não assumiu a responsabilidade pela inclusão de dirigentes e funcionários daquela instituição pública que foram vacinados antes de muitos profissionais de saúde, bombeiros e utentes de lares. 

A vacinação de 126 funcionários da Segurança Social de Setúbal contra a covid-19 foi noticiada na quinta-feira pela SIC, que adiantou ainda que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ordenou um inquérito com caráter de urgência.

“Compete às entidades/instituições que acolhem idosos fazer o levantamento, identificação e listagem das pessoas a vacinar e aos Agrupamentos de Centros de Saúde proceder à vacinação das pessoas identificadas por cada instituição”, referiu a ARSVLT, em resposta a perguntas da agência Lusa.

A ARSLVT acrescentou ainda que “a aplicação do Plano de Vacinação contra a covid-19, em especial a vacinação de residentes e profissionais de lares, envolve diversas entidades”, esclarecendo que o ACES Arrábida (Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida) “recebeu a listagem onde constava o nome da instituição, bem como o número de pessoas a vacinar, tendo, assim, vacinado 126 pessoas da referida instituição, no dia 21 de janeiro”.

O PSD de Setúbal já pediu, entretanto, a demissão da diretora do CDSSS, “caso se confirme que recebeu a vacina da covid-19 quando ainda há profissionais de saúde, bombeiros e utentes de lares por vacinar”.

“O que aconteceu é algo de muito grave. A ministra da tutela [ministra do Trabalho] não tem outra alternativa senão demitir a Diretora da Segurança Social de Setúbal”, defendeu, em comunicado, o presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Setúbal, Paulo Ribeiro.

“Já todos percebemos que o plano de vacinação do Governo tem vindo a falhar, assim como toda a gestão da pandemia, mas situações como esta descredibilizam todo o sistema e o combate à covid-19”, sublinhou o presidente da distrital de Setúbal do PSD, lembrando que ainda há muitos médicos, enfermeiros, bombeiros e centenas de utentes de lares à espera da vacina para a covid-19.

Mais cauteloso, o presidente da Federação Distrital do PS de Setúbal e atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendes, lembrou que a ministra do Trabalho já “ordenou um inquérito urgente”.

“A nossa expetativa, é que os resultados desse inquérito apareçam com a urgência que foi solicitada, tirando-se daí todas as consequências que tiverem de ser tiradas”, disse à agência Lusa o dirigente socialista.

Armindo Miranda, responsável pela Organização Regional do PCP de Setúbal, considerou tratar-se “um mau exemplo, em desrespeito pelos critérios nacionais”, mas defendeu que se deve aguardar pelo resultado do inquérito do Ministério do Trabalho e pelas explicações da diretora do CDSSS.

“É um mau exemplo se as direções regionais dos Centros Distritais de Segurança Social começarem a ignorar os critérios nacionais e a estabelecer os seus próprios critérios, com exemplos destes que só veem aumentar a insegurança das pessoas face à pandemia”, disse Armindo Miranda.

A agência Lusa tentou ouvir a diretora do CDSSS, Natividade Coelho, mas não foi possível em tempo oportuno.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.191.865 mortos resultantes de mais de 101 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.886 pessoas dos 698.583 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 2 minutos

Faleceu ex-ministro da Saúde e Secretário de Estado Paulo Mendo. Tinha 92 anos

O médico Paulo Mendo, que foi secretário de Estado, por duas vezes, e ministro da Saúde, entre 1993 e 1995,...

Regiãohá 1 hora

Faleceu o Padre Fernando Campos natural da Trofa que passou por Vila do Conde, Santo Tirso e Ovar

Faleceu, esta terça-feira aos 92 anos, o padre Fernando Campos, natural da Trofa, ex-vigário cooperador em Santo Tirso e pároco...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão/INAC: Entidade gestora do Central Park esclarece envolvimento no caso e garante ter “sempre procurado soluções”

Depois de uma notícia avançada esta terça-feira, na se informa que o Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC) diz...

Paíshá 3 horas

Federação Portuguesa do Pulmão pede avanço nos processos de rastreio

O presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão apelou hoje a um avanço nos rastreios do cancro do pulmão, que ainda...

Barceloshá 3 horas

Mais de 100 figurantes de Tadim apresentam encenação da Paixão de Cristo em Barcelos e Viana do Castelo

A encenação da Paixão de Cristo decorre no sábado, às 21:30, junto à capela de São João, em Ponte de...

Regiãohá 16 horas

Número de telefone da Câmara Municipal de Santo Tirso está “comprometido” e a ser utilizado em tentativas de fraude

Os responsáveis da Câmara Municipal de Santo Tirso informaram, esta quarta-feira, que um dos seus número de telefone se encontra...

Sociedadehá 16 horas

Vila do Conde / Gaia: Casal detido por furtos e posse de arma proibida

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Matosinhos, procedeu à...

Paíshá 18 horas

Trânsito condicionado na EN14 após colisão rodoviária na Maia

O trânsito ficou condicionado na Estrada Nacional 14, na tarde desta quarta-feira, depois de uma colisão rodoviária entre viaturas ligeiras,...

Desportohá 19 horas

Árbitro João Pinheiro vai dirigir o clássico entre Porto e Benfica

O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela quinta vez um clássico entre FC Porto e Benfica, no domingo, na 28.ª...

Famalicãohá 19 horas

Já chove em Famalicão: Mau tempo vai manter-se até ao fim de semana

A chuva já chegou a Famalicão e deverá manter-se ao longo dos próximos dias e parte do fim de semana,...

Arquivo

Mais Vistos