Siga-nos nas redes

País

Nova aplicação vai “facilitar a vida” aos dadores de sangue

Publicado

em

Uma aplicação para telemóvel e o agendamento ‘online’ da dádiva de sangue são os novos instrumentos digitais para “facilitar a vida” aos dadores, anunciou hoje a secretária de Estado da Promoção da Saúde.

O cartão digital do dador e o agendamento ‘online’, desenvolvidos no âmbito da transição digital no Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), serão apresentados hoje e pretendem “remover barreiras para que as pessoas possam exercer a sua generosidade da forma mais simples”, adiantou à Lusa Margarida Tavares.

emissão em direto da famatv

Segundo adiantou, estas duas ferramentas, desenvolvidas em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa, constituem uma forma de captar dadores jovens, na faixa etária entre os 24 e 45 anos, mas também de manter os já existentes ativos, com dádivas regulares.

“Temos de lhes dar todas as formas de poderem interagir da forma mais fácil e rápida com o IPST”, salientou a secretária de Estado, ao sublinhar que os “portugueses são pessoas muito generosas” em relação às dádivas de sangue.

Na prática, o cartão digital do dador constitui uma aplicação para telemóvel, que já foi descarregada cerca de 6.600 vezes no último mês e onde o dador tem acesso a diversa informação, como as datas das últimas dádivas, quando pode voltar a dar sangue, a data dos agendamentos e o seu grupo sanguíneo, explicou Margarida Tavares.

Já disponível no ‘site’ do IPST está a possibilidade da marcação de novas dádivas, sendo necessário o preenchimento de um formulário “rápido e acessível”, adiantou a secretária de Estado da Promoção da Saúde.

De acordo com Margarida Tavares, entre 2008 e 2021 “notou-se uma redução das dádivas” em Portugal, mas sem nunca atingir uma situação de rutura, uma tendência que se inverteu na altura da pandemia, com o país a estar, desde então, com “dádivas em crescendo e com períodos de grande estabilidade”.

Além de no verão se registar habitualmente menos dádivas, a que se junta a Jornada Mundial da Juventude, no início de agosto, este ano “está a haver um esforço adicional com as associações de dadores de sangue” para garantir reservas mais elevadas, referiu Margarida Tavares.

“Não sendo de esperar que haja necessidades adicionais, é sempre bom garantirmos que temos alguma reserva adicional”, salientou a secretária de Estado.

As condições essenciais para ser uma pessoa dadora de sangue são ter entre 18 e 65 anos – idade limite para a primeira dádiva é 60 anos -, ter peso igual ou superior a 50 quilos e estar saudável.

Segundo o IPST, os hospitais portugueses necessitam diariamente de 1.100 unidades de sangue e componentes sanguíneos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Bragahá 32 minutos

Prisão preventiva para casal que roubou lojas em Braga

A GNR deteve em flagrante delito um casal por furto num talho e minimercado em Braga, suspeitos da prática do...

Famalicãohá 48 minutos

Roteiro Associativo com o CAF – Clube Aventura de Famalicão

Neste “Roteiro Associativo”, fazemos o balanço da IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos. Ao longo dos próximos minutos, vamos...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Dia da Universidade Lusíada celebra-se este sábado

A celebração solene do Dia da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, que marca a entrega oficial das Cartas...

Famalicãohá 14 horas

Beneficiários do complemento solidário para idosos com acesso gratuito a certos medicamentos

Os cidadãos portugueses beneficiários do complemento solidário para idosos passam a ter acesso gratuito a certos medicamentos nas farmácias. De...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Chuva mantém-se esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia de chuva cuja previsão se deverá prolongar entre as 04:00 e as 18:00,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Radares da PSP estarão esta quinta-feira na Estrada Nacional 14

O dispositivo de radar de controlo de velocidade da PSP estará, esta quinta-feira em Famalicão, nomeadamente na Estrada Nacional 14,...

Bragahá 17 horas

Mulher de 70 anos perde a vida colhida por empilhador em Vila Verde

Uma mulher, com cerca de 70 anos, morreu hoje após ser colhida por uma empilhadora numa empresa, na localidade de...

Desportohá 17 horas

FC Famalicão: Martin Aguirregabiria prevê um “jogo bonito” no encerramento da I Liga

Agora que se aproxima o jogo que encerra a edição 2023/2024 da I Liga portuguesa de futebol, o defesa do...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Teatro Narciso Ferreira apresenta Memorial do Convento a 24 de maio

O Teatro Narciso Ferreira apresenta, no dia 24 de maio, a peça de teatro Memorial do Convento de José Saramago,...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Cineclube de Joane apresenta curtas metragens na Casa das Artes

O Cineclube de Joane aderiu à rede Shortcutz, um movimento internacional de curtas-metragens que visa apoiar a nova geração de...

Arquivo

Mais Vistos