Siga-nos nas redes

País

São João do Porto promete sessão de artifício de 16 minutos para esta noite

Publicado

em

A poucas horas da noite mais longa do ano, o Porto começa a preparar-se para o São João, que este ano retoma a circulação no tabuleiro inferior da ponte Luís I e que conta com 16 minutos de fogo-de-artifício.

A festa daquela que é considerada a noite mais longa do ano está de regresso ao Porto, com bailaricos, balões, martelos, sardinhas e fogo-de-artifício, que voltam hoje a animar e preencher as principais ruas da cidade.

Neste São João, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, vai distribuir ao início da tarde, pelas 15:00, manjericos aos munícipes e visitantes que se desloquem à Praça do General Humberto Delgado.

Com a conclusão das obras no tabuleiro inferior da Ponte Luis I, os presidentes das câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vitor Rodrigues, voltam a cumprir ali a tradição, iniciada em 2014.

Pelas 18:30, os dois autarcas cumprimentam-se a meio da travessia que une as duas margens para assinalar o arranque das festas.

O habitual palco nos Aliados será novamente substituído por três palcos: um no Largo Amor de Perdição (na zona da Cordoaria), um nos jardins do Palácio de Cristal, e outro na praça da Casa da Música.

Hoje à noite, sobem ao palco do Largo Amor de Perdição, pelas 22:00, Emanuel e Cláudia Martins & Minhotos e Marotos. Já nos jardins do Palácio de Cristal, sobe a palco Miguel Araújo e o grupo Fogo Fogo, e na praça da Casa da Música, é a vez de Bruno e Moullinex.

Este ano, o lançamento de balões de São João só vai ser permitido entre as 21:45 e a 01:00, de sábado, período durante o qual o espaço aéreo do Porto será fechado.

Na zona da Ribeira, o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício começa à meia-noite e vai durar cerca de 16 minutos. O fogo será lançado das margens do rio Douro, de barcaças e do tabuleiro superior da Ponte Luís I.

No tabuleiro inferior não vão ser colocadas estruturas de iluminação e fogo, por forma a facilitar a abertura e circulação de pessoas antes e depois do fogo-de-artifício.

A Ponte Luís I encerra à circulação pedonal a partir das 23:00 e até à 01:30, de sábado, nos dois tabuleiros.

Para garantir o acesso aos principais locais de animação na cidade, a Metro do Porto vai operar durante toda a noite de São João, assegurando a circulação com veículos duplos na rede, à exceção da linha do aeroporto (Linha Violeta), que mantém o seu horário habitual.

Também a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai reforçar o serviço, com mais autocarros e maior frequência na baixa da cidade durante a noite e madrugada.

Com a festa nas ruas, também os hotéis da cidade e arredores estão a esgotar e a registar taxas de ocupação de 90 a 100%.

O mercado do Bolhão, que reabriu portas o ano passado, volta a ter o seu significado nas comemorações, ao expor, até 01 de julho, a Cascata Comunitária de São João.

É precisamente no dia 01 de julho, que as tradicionais rusgas de São João voltam a invadir as principais artérias da cidade, reunindo várias associações e coletividades.

Este ano, as festas de São João vão custar 615 mil euros, adiantou o presidente da Câmara do Porto aquando da apresentação do programa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 16 segundos

Dois carteiristas detidos após furto a cidadã estrangeira no Porto

A Polícia de Segurança Pública procedeu, este sábado, à detenção de dois carteiristas de 24 e 30 anos, desempregados e...

Famalicãohá 17 minutos

Famalicão: Música ao vivo para todos os gostos esta semana na Casa do Artista Amador

Mais um semana, mais um cartaz repleto de eventos apresentados pela Casa do Artista Amador de Famalicão, que dedica esta...

Famalicãohá 49 minutos

Assembleia Municipal de Famalicão expôs a história do 25 de Novembro

“25N – A História Que Não Te Contaram” é o título de uma exposição que, a par da sessão solene...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Teatro Narciso Ferreira apresenta “Joker: Loucura a Dois” em dezembro

O Teatro Narciso Ferreira, na vila de Riba de Ave, apresenta no dia 21 de dezembro (sábado) o novo filme...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Nova colónia para gatos já está em funcionamento junto à Igreja Matriz Antiga

A cidade de Famalicão dispõe de uma nova colónia para gatos, recentemente instalada nas imediações da Igreja Matriz Antiga, na...

Famalicãohá 2 horas

Nuno Melo enalteceu o papel daqueles que estiveram “no lado certo da História” neste 25 de novembro

O ministro da Defesa Nacional enalteceu, esta segunda-feira, o papel dos comandos do Exército nos acontecimentos do 25 de Novembro...

Bragahá 2 horas

Anjos animam Natal de Braga que contou com um investimento de 450 mil euros

A Câmara de Braga vai investir 450 mil euros no programa de Natal 2025, que arranca no domingo com a...

Póvoa de Varzimhá 15 horas

Primeiras imagens do novo Santuário Alexandrina de Balasar mostram evolução da obra

Esta a ganhar forma, no local escolhido para a sua construção, o novo Santuário Alexandrina de Balasar, o novo espaço...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Radar da PSP vai estar a partir das 08:30 desta terça-feira na EN14

A Polícia de Segurança Pública havia divulgado as localizações e horários para as presenças do dispositivo de controlo de velocidade,...

Paíshá 17 horas

PSP registou mais 75 mil crimes de violência doméstica nos últimos 4 anos

Mais de 75.000 crimes de violência doméstica foram registados em quatro anos pela PSP, que propôs quase 60.000 medidas de...

Arquivo

Mais Vistos