Famalicão
Rusga de Joane representa Famalicão no em encontro do património cultural em Cantanhede
A Rusga de Joane marca presença no Encontro do Setor Sul-Europeu da CIOFF®, que decorre em Cantanhede, esta sexta-feira e sábado.
A Associação CIOFF® Portugal é uma entidade oficial de Portugal no âmbito da CIOFF® Mundial, uma Organização Não Governamental reconhecida pela UNESCO no que diz respeito à Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
Esta entidade realiza este encontro internacional com uma agenda voltada para a Criatividade e Resiliência da Cultura Tradicional, bem como para a sua Internacionalização no Mundo. Enfatizando-se ainda a importância do Conhecimento e do Respeito pela diversidade da Identidade Cultural, como fator que valoriza a humanidade e promove o equilíbrio social entre as nações.
É uma distinção para a Rusga de Joane poder marcar presença neste evento relevante que reúne representantes do Conselho Executivo da CIOFF® Mundial, representantes da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Delegados Internacionais de vários países que compõem o Setor CIOFF® da Europa do Sul – Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, França, Grécia, Itália, Montenegro, Macedónia do Norte, Portugal, Sérvia, Espanha, Suíça, Albânia e Chipre (Norte). Além disso, estão presentes representantes de outras instituições culturais e comitivas, num total de aproximadamente 60 agentes culturais provenientes de 17 países.
Este encontro internacional culminará com um momento de destaque, no sábado, dia 27 de maio, com a realização da II Gala CIOFF® Portugal, que terá lugar no Auditório do Convento de São Francisco, em Coimbra. Neste espetáculo, juntam-se aos participantes do Encontro do Setor Sul-Europeu da CIOFF®, representantes de todos os Municípios que sediam os Festivais Internacionais CIOFF®, bem como dos Festivais Internacionais Candidatos à Certificação CIOFF® em Portugal. Estarão presentes também comitivas dos 18 Festivais, Embaixadores dos Países que irão participar em diversos eventos culturais em 2023, o Turismo Centro de Portugal e o Ministério da Cultura, totalizando cerca de 600 participantes. Em representação do concelho de Famalicão, destaca-se a Rusga de Joane, organizadora do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Famalicão, um festival candidato à Certificação CIOFF®, que irá atuar na II Gala CIOFF® Portugal, juntamente com um exclusivo conjunto de grupos folclóricos de Portugal.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
PS Famalicão de luto após falecimento de Geraldo Abreu Machado “histórico socialista da vila de Riba de Ave”
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Casa das Artes exibe hoje o filme “Terra Queimada” de Thomas Arslan
-
Paíshá 6 dias
Perto de 8.000 professores vão receber acerto salarial em novembro pelo tempo de serviço
-
Famalicãohá 3 dias
Corte de Árvore na Casa de Camilo: Mário Passos ordena abertura de inquérito para determinar responsabilidades.