Siga-nos nas redes

País

GNR questiona objetivo das sucessivas “Operações-Stop”

Publicado

em

Alertando hoje para a “grave situação” de risco em que os militares prestam serviço no contexto da pandemia, a Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG/GNR) questionou o “verdadeiro objetivo” das sucessivas operações de controlo de viaturas.

“As viaturas lotadas (com quatro e cinco militares) e os ajuntamentos nos locais onde são desenvolvidas tais operações fazem aumentar, significativamente, o risco de contágio”, apontou a ASPIG/GNR, referindo que as designadas “operações de STOP”, realizadas no âmbito da fiscalização das medidas do confinamento geral por causa da covid-19, são asseguradas por militares dos postos e destacamentos que, “nalguns casos, têm de percorrer distâncias superiores a 80 quilómetros”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Para a associação, que representa militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), é urgente “repensar a utilidade” da frequência destas operações, “num momento em que a pandemia causa números inimagináveis de mortes, internamentos hospitalares e contágios”.

“Em plena pandemia e com o crescente número de casos da doença covid-19, que se têm verificado nos últimos dias, questiona-se o verdadeiro objetivo das sucessivas operações de STOP, no âmbito rodoviário? Multa???”, escreveu a ASPIG/GNR, num comunicado em que destacou a “grave situação” de risco em que os militares prestam serviço.

A associação defendeu, ainda, que é preciso munir todos os veículos de material para desinfeção de mãos e do próprio veículo e voltar a distribuir máscaras descartáveis aos militares, de preferência FP2, ao invés das máscaras reutilizáveis.

Aplicável a todo o território continental, o novo confinamento geral para tentar travar a covid-19, em que a principal regra é ficar em casa, entrou em vigor no dia 15, com vigência até 23:59 de 30 de janeiro, mas ao longo desta semana o Governo avançou, por duas vezes, com o agravamento das medidas, inclusive o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino desde de sexta-feira e até 05 de fevereiro.

No âmbito das medidas restritivas de circulação de pessoas, o Governo determinou o reforço da fiscalização por parte das forças de segurança, inclusive a proibição de circulação entre concelhos, o que se aplica desde as 20:00 de sexta-feira e até às 05:00 de segunda-feira.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.107.903 mortos resultantes de mais de 98,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 10.194 pessoas dos 624.469 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 minutos

Famalicão: Nine inaugurou Memorial de Homenagem aos ex-Combatentes

Esta manhã foi inaugurado, na freguesia de Nine, Famalicão, um Memorial de Homenagem aos Ex-Combatentes. O Memorial nasceu no largo...

Famalicãohá 2 horas

IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos está a chegar ao fim

Está quase a chegar ao fim a expedição do CAF a Marrocos. A caravana já está de regresso a Famalicão,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Colisão em Joane provoca um ferido

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo provocou, esta manhã, em Joane, ferimentos ligeiros a um homem. A...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 4 horas

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 5 horas

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 5 horas

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Ruivães acolhe Mostra Comunitária este sábado

Ruivães acolhe, este sábado, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado à exposição do melhor que se faz nesta freguesia...

Economiahá 17 horas

Governo prepara investimento “forte” no abastecimento e armazenamento de água

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou hoje que o Governo vai “investir forte” no abastecimento e armazenamento de...

Regiãohá 19 horas

Centro Cultural de Vila das Aves apresenta “Rostos da Democracia” da artista plástica Mafalda Rocha

De 4 de maio a 29 de junho, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves será o palco da...

Arquivo

Mais Vistos