Mundo
Covid-19: Variante da África do Sul já circula em Portugal

Autoridades de saúde estão a realizar diligências para o rápido rastreio de contactos e interrupção da potencial cadeia de transmissão.
O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi esta sexta-feira identificado em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à Lusa a instituição.
O caso identificado em Portugal, através da sequenciação genómica, foi já reportado pelo INSA às autoridades de saúde, que estão já “a realizar as devidas diligências para o rápido rastreio de contactos e interrupção da potencial cadeia de transmissão”, referiu o INSA.
Segundo cientistas sul-africanos, os dados recolhidos até agora não mostraram que a nova variante do SARS-CoV-2 detetada na África do Sul, nomeada 501Y.V2, não acompanha uma maior taxa de morbilidade, embora o aumento da pressão do sistema de saúde possa estar por detrás de mais mortes.
O INSA tem vindo a desenvolver desde abril de 2020, em articulação com o Instituto Gulbenkian de Ciência e com a colaboração de mais de 65 laboratórios, hospitais e instituições de todo o País, um estudo que visa determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal.

-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão assegura defesa Léo Realpe até 2029
-
Economiahá 6 dias
Combustíveis: Gasolina mais cara 4 cêntimos a partir de segunda-feira
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Despiste faz um ferido em Riba de Ave
-
Bragahá 1 dia
Braga: Homem gravemente ferido após capotamento de retroescavadora em Frossos