Famalicão
Famalicão: Manuel Pizarro reconhece esforços autárquicos em prol da saúde
“A Câmara de Famalicão podia ter dito que a requalificação desta Unidade de Saúde Familiar (USF) era tarefa do poder central, mas decidiu aceitar a obra e com isso teve trabalho, responsabilidade e despesa”, disse o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que, esta quarta-feira, esteve em Famalicão para conhecer o resultado final das obras de remodelação e ampliação da USF Antonina, em Requião, que implicaram um investimento superior a 500 mil euros.
O Ministro elogiou a postura colaborativa da autarquia famalicense em relação ao governo central e destacou a renovação da USF de Requião como um bom exemplo de “descentralização em ação”.
É importante lembrar que o edifício foi completamente renovado, tanto no interior como no exterior.
A USF foi expandida para o primeiro andar, que estava desocupado, e totalmente renovada. Além das escadas de acesso ao primeiro andar, foi instalado um elevador para garantir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. No piso térreo, os três consultórios existentes foram mantidos, uma nova sala de tratamento e dois gabinetes de enfermagem foram construídos. A área da recepção e sala de espera também foi reformulada. No primeiro andar, o projeto incluiu gabinetes internos, gabinetes médicos, uma sala de reuniões / copa e uma sala de saúde infantil.
O vice-presidente da Câmara de Famalicão considerou o dia “importante” para a comunidade, especialmente para os profissionais de saúde desta USF “que agora têm condições dignas para fornecer cuidados de saúde próximos e tão importantes”.
Ricardo Mendes lembrou que a intervenção só foi possível através de um acordo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) e a Câmara, acrescentando que o executivo municipal “nunca poupará esforços para servir melhor a população”. “Reivindicamos, mas não nos esquivamos das nossas responsabilidades. A única coisa que pedimos é justiça”, acrescentou, referindo-se ao financiamento associado à transferência de competências.
Entre os presentes na inauguração da renovada USF Antonina estava o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Ave – Famalicão. Ivo Sá Machado espera agora que a USF de Requião possa expandir sua equipe médica de 4 para 5 listas, o que permitirá a inscrição de mais 1700 usuários nos já 7400 inscritos nesta Unidade de Saúde Familiar.
O responsável também mencionou a prestação de novas respostas e cuidados na área da saúde. Serviços complementares destinados a responder às referências dos médicos de Medicina Geral e Familiar, especificamente na área de saúde oral e podologia (“pé diabético”).
-
Sociedadehá 1 semana
Famalicão: Chuva regressa esta terça-feira e traz consigo temperaturas mais altas
-
Famalicãohá 6 dias
Natal em Famalicão é sinónimo de diversão
-
Famalicãohá 4 dias
Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão
-
Bragahá 15 horas
Jovem de Fafe desaparecido há 3 dias já foi encontrado pelos seus familiares