Siga-nos nas redes

País

Alerta Famalicão: Depressão Hortense traz chuva e vento até sexta-feira

Publicado

em

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Portugal continental vai ser afetado hoje e sexta-feira por chuva e vento forte e agitação marítima devido à passagem de sistemas frontais associados à depressão Hortense.

Em comunicado, o IPMA precisa que os efeitos da depressão Hortense e de uma outra, sem nome atribuído e de menor atividade, serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento, chuva e agitação marítima forte.

De acordo com o IPMA, que cita o serviço meteorológico de Espanha AEMET, a depressão Hortense, vai localizar-se hoje a 500 quilómetros a noroeste da Corunha e aproximar-se da costa Norte da Galiza na madrugada de sexta-feira.

“A depressão Hortense será a segunda de duas depressões que atingirão o Golfo da Biscaia hoje (a primeira depressão não tem nome atribuído dado que apresenta menor atividade)”, refere o IPMA na nota.

Hoje e sexta-feira, segundo o IPMA, os sistemas frontais associados a estas duas depressões irão continuar a originar precipitação forte no continente, em especial no litoral Norte e Centro.

“Os valores acumulados serão da mesma ordem de grandeza dos que ocorreram durante a passagem do sistema frontal associado à depressão Gaetan” na terça e quarta-feira, de acordo com o Instituto.

Devido a esta situação, está previsto no continente vento do quadrante oeste com períodos de maior intensidade na madrugada e manhã de sexta-feira com rajadas que poderão atingir os 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral a norte do Cabo Raso e 120 km/h nas terras altas.

“A maior diferença em relação à depressão Gaetan será o aumento da agitação marítima no litoral a norte do Cabo Raso onde, a partir da madrugada de sexta-feira, as ondas serão de noroeste de 5 a 6 metros, podendo atingir 10 a 12 metros de altura máxima”, destaca o IPMA.

A previsão aponta para uma diminuição para ondas com 4 a 5 metros no final do dia de sexta-feira.

Na sequência desta previsão, o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco sob aviso laranja entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou também os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Viseu e Aveiro sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 03:00 de sexta-feira devido à previsão de períodos de chuva passando a aguaceiros, por vezes fortes acompanhados de trovoada.

Toda a costa portuguesa (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) está sob aviso amarelo até às 21:00 de sexta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de noroeste.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 11 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 12 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 13 horas

Assembleia Municipal de Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Assembleia Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 14 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 14 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 16 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos