País
Salvamento Balnear de Matosinhos resgatou 40 pessoas nos últimos 15 dias

A equipa do Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos, no distrito do Porto, resgatou do mar mais de 40 banhistas nos últimos 15 dias, revelou esta quarta-feira a vereadora da Proteção Civil da Câmara Municipal de Matosinhos.
Durante a reunião pública do executivo municipal, que se realizou em Leça da Palmeira, Marta Laranja Pontes referiu que os mais de 40 salvamentos aconteceram na praia de Matosinhos, a mais frequentada do concelho pelos banhistas, apesar de a época balnear ainda não ter arrancado em Portugal.
“Não devem ir ao mar porque, apesar de estar sol e calor, o mar é de inverno”, alertou.
De recordar que a 06 de abril, um rapaz de 17 anos morreu afogado na praia de Matosinhos e outros seis foram resgatados por esta equipa de salvamento balnear.
Depois de questionada por uma pessoa que assistia à reunião sobre o porquê de não alargar este serviço a todas as praias do concelho, a vereadora da Proteção Civil esclareceu que a equipa de salvamento balnear não está circunscrita a uma única praia, mas aos 16 quilómetros de costa.
Apesar de se concentrar nas praias de Matosinhos e Leça da Palmeira, as mais frequentadas, a equipa de salvamento percorre e vigia todas as outras, acrescentou.
Marta Laranja Pontes recordou que o Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos funciona durante todo o ano, e não apenas durante a época balnear, desde 2008.
A equipa é composta por oito nadadores salvadores, duas moto 4, uma moto de água para intervenção rápida e duas `pickup´ adaptadas para salvamento balnear, especificou.
A vereadora frisou que este serviço, em colaboração com a Autoridade Marítima, procura garantir melhores condições de segurança nas praias do concelho, nomeadamente naquelas onde existe a presença habitual de surfistas e onde não existe vigilância regular.
A breve prazo, um dos objetivos passa por estender este serviço ao rio Leça, aproveitando o conhecimento já adquirido da equipa, revelou.
Já na sua página oficial, a Câmara Municipal de Matosinhos publicou uma mensagem sobre como detetar um agueiro, reforçando que os mesmos são “poderosos e por vezes difíceis de detetar”.

-
Paíshá 1 semana
Porto: Choque em cadeia entre 11 carros faz dois feridos na VCI
-
Bragahá 1 semana
Braga: Três viaturas danificadas por incêndios esta madrugada. Carro da PSP foi um dos afetados
-
Bragahá 4 dias
Braga: Ministério Público abre inquérito após morte de “Manu” o jovem de 19 anos esfaqueado no Bar Académico
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão: Caminhada do Dia da Mãe de Vermoim realiza-se a 03 de maio