Siga-nos nas redes

País

Farmacêuticos querem passar a ter acesso aos registos de saúde dos pacientes

Publicado

em

Os farmacêuticos pretendem ter acesso aos registos eletrónicos de saúde dos pacientes para poderem intervir com mais informação e registar as suas intervenções, de modo a que possam ser consultadas por outros profissionais de saúde. Esta proposta, que visa “aumentar a eficiência” no sistema nacional de saúde, foi apresentada hoje pela presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), Ema Paulino, ao presidente e vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Vítor Ramos e Lucília Nunes, respetivamente, numa reunião em Lisboa, que faz parte de um conjunto de reuniões com os intervenientes nas políticas de saúde.

No final da reunião, Ema Paulino afirmou que o objetivo deste encontro foi demonstrar a disponibilidade da ANF para continuar a colaborar com o CNS, que reúne um conjunto de parceiros do setor da saúde. Para Ema Paulino, “faz todo o sentido que as farmácias comunitárias, através dos seus profissionais altamente qualificados, possam também fazer parte destas soluções” e apresentar as suas propostas relacionadas com os temas que estão em discussão, nomeadamente o acesso aos dados de saúde, realizando a intenção prevista, inclusive na legislação, de as pessoas detentoras dos seus dados poderem partilhá-los, com o seu consentimento, com os profissionais de saúde.

emissão em direto da famatv

“A farmácia comunitária que faz parte desta equipa multidisciplinar também deveria poder, se a pessoa assim o desejar”, aceder a estes dados, a fim, por um lado, de poder realizar “as suas intervenções profissionais de forma mais esclarecida e informada”, e por outro lado, “também ser capaz de registar as intervenções farmacêuticas que realizam na farmácia comunitária, para que possam ser consultadas por outros profissionais de saúde”, defendeu.

“Neste momento, temos um registo eletrónico de saúde que já permite o acesso pelos médicos e enfermeiros, nomeadamente a nível do sistema público. A nossa expetativa é que o registo eletrónico de saúde possa criar outros perfis de acesso, nomeadamente para os farmacêuticos que trabalham em farmácias comunitárias e que seja definido dentro do registo eletrónico de saúde que informação o farmacêutico terá acesso e como pode registar as suas intervenções farmacêuticas”.

Em resumo, Ema Paulino afirmou que o que falta não são desenvolvimentos informáticos, mas sim um consenso sobre que informação o farmacêutico terá acesso e como poderá manter os seus registos e como os outros profissionais poderão aceder a eles.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Victor Ramos, destacou também a importância deste sistema de informação para “evitar erros, redundâncias e desperdícios”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 57 minutos

A chuva vai manter-se até quarta-feira

O tempo cinzento vai manter-se até quarta feira. Para este domingo, o IPMA afirma ainda que estão previstos períodos de...

Famalicãohá 1 hora

Nova estrutura no cemitério de Lousado

A junta de freguesia de Lousado anunciou a construção de um ossário. Esta estrutura com 45 gavetões para cinzas e...

Famalicãohá 2 horas

Lagoa celebra as festas em honra do Divino Espirito Santo

A freguesia de Lagoa, no concelho de Famalicão, celebra este fim de semana a Festa em Honra do Divino Espírito...

Famalicãohá 4 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

Este fim de semana a Praça D. Maria II acolhe o Mercado das Famílias Interculturais, com expositores de várias nacionalidades:...

Desportohá 6 horas

GD de Joane rumo à subida

O Grupo Desportivo de Joane defronta na tarde deste sábado a equipa do Selhe. Na penúltima jornada da pró nacional...

Famalicãohá 7 horas

GNR faz mais de 350 detenções no espaço de seis dias

Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou várias operações em todo o território nacional, entre os dias 10 e 16 de maio,...

Famalicãohá 7 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

O Município de Vila Nova de Famalicão continua a celebrar a família e a diversidade cultural. A Semana da Família...

Famalicãohá 8 horas

IIV Feira das sopas em Ribeirão

O Agrupamento de escuteiros 1374 realiza, este sábado a VII Feira das Sopas. A iniciativa tem início marcado a partir...

Desportohá 20 horas

Veja os golos! FC Famalicão 1-2 Casa Pia AC

Veja aqui em baixo os golos da partida entre o FC Famalicão e o Casa Pia AC a contar para...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Colheita de sangue em Joane a 26 de maio

A Escola Benjamim Salgado, na vila de Joane, recebe no dia 26 de maio mais uma colheita de sangue realizada...

Arquivo

Mais Vistos