Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Aprovada nova Unidade de Saúde de S. Miguel-o-Anjo e parque verde de 10 hectares

Publicado

em

Esta quinta-feira, o executivo municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou a delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, situada no lugar dos Queimados. Com uma área total de 20 hectares, esta delimitação permitirá a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São-Miguel-o-Anjo, bem como a infraestruturação de uma área destinada à habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e a criação de um novo parque verde urbano.

Este último prevê a requalificação das margens do Rio Pelhe e a plantação de mais de 3 mil árvores. Refira-se que esta área delimitada abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos. A delimitação desta Unidade de Execução foi submetida a escrutínio público entre agosto e setembro do ano passado, e o relatório final da discussão pública foi aprovado e divulgado na reunião do executivo camarário desta quinta-feira, dia 23 de março.

Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recorde-se que a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para a apresentação de candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros e um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas USF vai custar cerca de 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro superior a 40%.

Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, refira-se que terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro dedicado ao minigolfe.

O espaço alvo de intervenção caracteriza-se pela forte presença do rio Pelhe. Terá, aliás, uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos.

Tem também prevista a plantação de mais de 3 mil espécies autóctones em três áreas de plantação distintas: um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras.

Recorde-se que a delimitação de unidades de execução consiste na fixação em planta cadastral dos limites físicos da área a sujeitar a intervenção urbanística.

Atualmente, a autarquia liderada por Mário Passos tem em período de discussão a nova Unidade de Execução Urbanística da área norte da cidade, que vai melhorar consideravelmente os acessos ao Hospital S. João de Deus e à zona envolvente. A discussão pública termina a 5 de abril.

Na reunião desta quinta-feira, o executivo municipal aprovou também o início do procedimento de delimitação de mais uma Unidade de Execução – de Sobrado, em Requião – que permitirá o crescimento urbano de forma planeada na freguesia, com o fracionamento e infraestruturação de um espaço urbano de mais de 20 mil metros quadrados tendo em vista a construção de edifícios destinados ao uso de habitação, comércio e serviços, promovendo a expansão da área habitacional e a requalificação da infraestrutura viária existente e uma nova ligação viária entre a Rua Doutor Francisco Alves e a Rua do Sobrado. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 8 horas

Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar” realiza-se entre 21 e 25 de abril

Os dias entre 21 e 25 de abril assinalam a Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar”, uma celebração...

Economiahá 9 horas

Consumo de eletricidade em Portugal atingiu o nível mais alto de sempre neste início de 2025

 O consumo de eletricidade nos primeiros três meses de 2025 foi o mais elevado de sempre, tendo totalizado 14,1 terawatts-hora...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Chuvas fortes chegam acompanhadas por trovoadas esta quarta-feira

A chuva regressa, esta quarta-feira, ao concelho de Famalicão, depois de uma série de dias de sol e céus limpos,...

Paíshá 11 horas

Roubo de viaturas aumentou 106,3% em 2024. Valor apenas superado pelo roubo de bancos

A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: INAC teme pelo seu futuro após venda “iminente” das suas instalações

O Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), cujas instalações se localizam na área comercial Central Park, na vila de...

Paíshá 12 horas

Violência nas Escolas: Diretores pedem “reforço” ao Governo para poder lidar com a atual situação

Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de...

Bragahá 13 horas

Braga: Assaltantes levaram todo o ouro e relógios de uma ourivesaria no centro da cidade

Uma ourivesaria, localizada no centro da cidade de Braga, foi alvo de um meticuloso assalto, levado a cabo na madrugada...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Funeral de Joaquim Moniz Ferreira realiza-se esta quarta-feira

Realiza-se, esta quarta-feira, o funeral de Joaquim Moniz Ferreira, figura emblemática do concelho, que esteve ligado à Assembleia da União...

Desportohá 14 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, esta terça-feira, a jornada 10 da Fase de Apuramento de Campeão da Liga...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: “Fado no Café da Casa” regressa a 10 de abril com Lurdes Silva e Mariana Correia

A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – ACAFADO, convida para mais uma noite de música ao vivo, com a...

Arquivo

Mais Vistos