Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Estação de Nine beneficia com aumento da capacidade da Linha do Minho

Publicado

em

 O aumento de capacidade da Linha do Minho no troço entre Viana do Castelo e Valença, decorrente da nova sinalização automática, está previsto para o final do primeiro semestre, adiantou hoje à Lusa a Infraestruturas de Portugal (IP).

“A sua colocação em serviço, que está dependente da instalação da ADIF [gestor espanhol de infraestruturas ferroviárias], encontra-se atualmente a ser programada para o final do 1.º semestre de 2023”, pode ler-se numa resposta de hoje da IP à Lusa.

Em causa está a sinalização eletrónica e o sistema complementar de segurança para o controlo automático de velocidade das circulações entre Viana do Castelo e Valença-Fronteira (distrito de Viana do Castelo), “com interface com a nova sinalização que a ADIF está também a instalar até à fronteira portuguesa”.

A intervenção “permite ainda colocar em exploração as três novas estações técnicas [Midões, Carreço e Carvalha] para cruzamento de comboios de mercadorias até 750 metros, construídas anteriormente no âmbito da eletrificação deste mesmo troço”, concluída em abril de 2021.

Assim, a capacidade de circulação de comboios aumenta pela “possibilidade de, no mesmo sentido, colocar mais que um comboio a circular em segurança” e pelas operações de cruzamento e mudança de linha nas estações passarem a ser feitas “de forma mais rápida e de forma centralizada no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto”.

“Com estas condições, a capacidade de escoamento do troço Nine a Valença-Fronteira aumenta para os comboios de mercadorias, que atualmente circulam com 300 metros de comprimento e poderão passar a circular com 750 metros”, refere a IP na resposta à Lusa.

Segundo a IP, a nova sinalização ferroviária, um investimento de 17 milhões de euros, “encontra-se já integralmente instalada e em ensaios”, beneficiando a Linha do Minho entre Nine (Famalicão, distrito de Braga) e a fronteira de Valença.

O gestor das infraestruturas ferroviárias nacionais acrescenta que “grande quantidade das passagens de nível que se encontravam já automatizadas e dotadas de barreira física serão integradas no novo sistema de sinalização sendo automatizadas mais 10 novas: uma rodoviária e nove pedonais”.

“O troço Nine a Valença-Fronteira, antes desta intervenção, era dotado de estações com sinalização mecânica, sendo a exploração realizada em regime de cantonamento telefónico, o que faz depender a segurança da circulação ferroviária exclusivamente do fator humano e obriga ao guarnecimento das estações com pessoal operacional”, explica a IP.

Assim, “a intervenção contribui para o reforço da segurança do sistema ferroviário, e para o equilíbrio operacional da empresa, com a redução dos gastos operacionais”, segundo a IP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 4 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 5 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 6 horas

Assembleia Municipal de Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Assembleia Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 7 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 8 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 10 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos