Famalicão
Famalicão: Galheiros são tradição ancestral e voltam a arder em Fradelos

A Queima do Galheiro, na freguesia de Fradelos, volta ser realizada na noite do dia 21 de fevereiro nos lugares de Ferreirinhos e Sapugal/Quinta, assinalando o final das festividades carnavalescas e o início da época quaresmal.
A partir das 22:00, tal como manda a tradição, o Galheiro terá de arder, completamente, para garantir boas colheitas agrícolas na presente época.
Este é um costume ancestral relacionado com o Entrudo, aos quais se associam rituais de purificação e expulsão das forças malignas do Inverno, dando início ao período renovador da Quaresma. Ao longo de vários dias, em vários lugares da freguesia, a população sai à rua amontoando os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado, em redor de um tronco de pinheiro (galheiro), no topo coloca-se um boneco a que se chama ‘entrudo’ e pega-se fogo. Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura e há um despique entre os lugares da freguesia para ver quem queima o maior galheiro.
Para além desta tradição popular, também terá lugar no mesmo dia o XXIV Desfile de Carnaval de Fradelos, organizado pela associação juvenil, Koklus, entidade que também promove o concurso de Galheiros. Para a dinamização destas atividades, a associação conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Fradelos e de empresas locais.
O corso carnavalesco arranca às 14h30 no Largo dos Reis, sendo que a entrega dos prémios, e término do desfile, acontece na Escola Básica de Valdossos.

-
Desportohá 1 semana
Bruno Carvalho é eleito novo presidente do Riba d’Ave Hóquei Clube
-
Paíshá 5 dias
Centro: Pelo menos 39 pessoas feridas após acidente de autocarro
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Despiste de de viatura ligeira faz um ferido em Oliveira São Mateus
-
Regiãohá 9 horas
Temperatura desce quase 10 graus em dois dias. Frio e chuva na Semana Santa