Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Aumento das novas variantes em Portugal preocupam Ministra da Saúde

Publicado

em

Os ministros da Saúde da UE demonstraram hoje uma grande preocupação com a nova variante do SARS-CoV-2, que apresenta “características mais transmissíveis”, apelando à “manutenção das medidas sanitárias”, afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido.

A ministra falava em conferência de imprensa conjunta com a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, que marcou presença à distância, em formato digital, depois de uma reunião informal de ministros da Saúde da União Europeia (UE), que decorreu a partir do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para fazer um ponto de situação do processo de vacinação e do combate à pandemia de covid-19.

A ministra revelou que nesta reunião foi evidente a “preocupação com o aumento da nova variante em todos os Estados-membros” do bloco comunitário, “num contexto epidemiológico que se mantém difícil para todos os países”, tendo sido feito um apelo “à manutenção das medidas sanitárias”.

“Estamos bem conscientes das características [da nova variante do vírus], que a tornam mais transmissível, e essa maior transmissibilidade tem efeitos sobre a evolução epidemiológica”, apontou Marta Temido.

Neste sentido, a ministra garantiu que os Estados-membros partilham da mesma opinião de que “a unidade e a união são a melhor solução” para todos, razão pela qual a União Europeia “tem um verdadeiro testemunho do valor coletivo dos seus Estados-membros”.

A comissária europeia da Saúde referiu que “esta nova variante já está a ter um impacto significativo em alguns países europeus”, pelo que não se pode ‘baixar a guarda’. “Temos de continuar a trabalhar no sentido de descobrir a sequência do genoma desta nova variante. Não há outra forma de solucionar isto”, defendeu.

Para Marta Temido, que neste primeiro semestre de 2021 preside aos Conselhos de ministros da Saúde dos 27, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE, estes são apenas os primeiros passos de um processo que “vai ser longo”, apelando, por isso, à “necessidade, uma vez, mais de manutenção das medidas não farmacológicas”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 2 horas

DECO: Cada vez mais portugueses recorrem a créditos para pagar rendas e prestações

A subida do custo de vida ultrapassou o aumento dos rendimentos e a Deco tem observado um significativo acréscimo de...

Paíshá 2 horas

Qualidade das couves nesta época festiva afetada pela falta de frio

A couve penca de Mirandela apresenta boa qualidade este ano, mas faltou frio no momento certo para que apresente as...

Paíshá 3 horas

Natal: F-16 da Força Aérea vão sobrevoar céus de Portugal no dia 24 de dezembro

Uma parelha de aviões caça F-16M da Força Aérea vai sobrevoar algumas regiões de Portugal continental na terça-feira, dia 24...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Homem de 69 anos envolvido em acidente detido após recusar teste de alcoolémia

Um homem de 69 anos foi detido pela PSP, na madrugada deste domingo, na cidade de Vila Nova de Famalicão...

Regiãohá 3 horas

Trofa celebra as Grandiosas Festas em Honra de S. Gonçalo entre 17 e 20 de janeiro

A Trofa entra em 2025 com preparando as Grandiosas Festas em Honra de S. Gonçalo, que se realizam em Covelas...

Desportohá 4 horas

Equipa masculina do GD Natação de Famalicão assegura manutenção na 1ª Divisão Nacional

Os atletas masculinos do Grupo Desportivo de Natação de Famalicão participaram nos Campeonatos Nacionais de Clubes 1.ª Divisão, realizados em...

Bragahá 4 horas

Mulher de 50 anos detida após série de furtos em Amares

O Núcleo de Investigação de Investigação Criminal (NIC) da Póvoa de Lanhoso e o Posto Territorial de Amares procederam à...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Viagens de autocarro com alterações de funcionamento nas vésperas e dias de Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Famalicão alerta para alterações nas viagens dos transportes públicos rodoviários do concelho para os dias e...

Paíshá 5 horas

Metro do Porto fecha mais cedo na véspera de Natal e retoma viagens às 09:00

O Metro do Porto volta a encerrar mais cedo os seus serviços nesta véspera de Natal, cerca das 20:00. Estes...

Paíshá 5 horas

GNR: Oito pessoas perderam a vida entre sexta-feira e domingo nas estradas portuguesas

A GNR registou nos últimos três dias 699 acidentes, dos quais resultaram oito mortos, 21 feridos graves e 189 ligeiros,...

Arquivo

Mais Vistos