Siga-nos nas redes

País

Ministério da Educação “quer pôr o pé em cima do pescoço dos professores” diz a Fenprof

Publicado

em

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) considerou hoje que o Ministério da Educação “quer pôr o pé em cima do pescoço dos professores” e garantiu que a luta vai continuar até que as reivindicações desta classe sejam atendidas.

“No momento em que os professores pararem a greve, na atual situação em que nós estamos, o Ministério da Educação impõe aquilo que quer. E o que quer, é pôr o pé em cima do pescoço dos professores”, afirmou.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Mário Nogueira falava na Covilhã, cidade que, ao final da manhã, foi palco de uma manifestação com várias centenas de professores de todo o distrito de Castelo Branco, onde hoje se cumpre mais um dia da “greve por distritos”.

Com nove organizações sindicais envolvidas, esta greve começou no 16 de janeiro e prolonga-se até dia 08 de fevereiro, de modo a passar por todos os distritos do país.

Hoje, no distrito Castelo Branco, garantiu Mário Nogueira, a adesão está a ser muito “significativa”, com taxas “acima de 90%”, com várias escolas fechadas e outras “apenas com um ou outro professor” ao serviço.

Uma participação que a Fenprof diz ser a prova clara de que as propostas apresentadas até agora pelo Governo são insuficientes, tal como apontou Mário Nogueira, durante o primeiro dia de greve após a reunião negocial realizada na sexta-feira com a tutela.

“A resposta está aqui. São propostas absolutamente inaceitáveis”, apontou, referindo-se aos alegados “pontos de entendimento” invocados pelo ministro da Educação, João Costa, para pedir o fim das greves em curso.

Esse pedido, reiterou hoje Mário Nogueira, só será atendido, quando as reivindicações dos professores forem ouvidas.

“A manterem-se estas situações, ou seja, a insuficiência de algumas respostas e a inexistência de outras que são fundamentais, o que nós podemos dizer é que a luta vai continuar”, garantiu.

Elencando a lista de questões que têm de ser solucionadas – que vão desde a contagem do tempo de serviço, ao sistema de vinculação de professores que pode penalizar aqueles que estão há mais tempo nas escolas, passando pela incapacidade por doença ou pela aposentação – Mário Nogueira também vincou que tem sido por via da greve que se têm registado “alguns avanços”.

Questionado sobre se estas greves também representam uma luta entre sindicatos, Mário Nogueira classificou tal ideia como “idiota” e considerou que a mesma só tem o objetivo de “quebrar a luta” dos professores, o que, repetiu, não irá acontecer.

Esta greve dos professores envolve nove estruturas sindicais: Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Pró-Ordem dos Professores – Associação Sindical/Federação Portuguesa dos Professores, Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados (SEPLEU), Sindicato Nacional dos Profissionais de Educação (SINAPE), Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP), Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) e Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU) e Federação Nacional de Educação (FNE), que aderiu mais tarde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 45 minutos

Famalicão: Rodrigo Pereira e Francisco Silva conquistam medalhas de ouro pela Seleção Nacional de Natação

Os atletas do GD Natação de Famalicão Rodrigo Pereira e Francisco Silva conquistaram ambos medalhas de ouro no Campeonato Dual...

Póvoa de Varzimhá 1 hora

DJ Padre Guilherme e D. Jorge Ortiga oferecem disco da JMJ ao Papa Francisco

Padre Guilherme, DJ e pároco das freguesias de Amorim e Laúndos, da Póvoa de Varzim e o Arcebispo Emérito de...

Paíshá 2 horas

GNR inicia campanha de segurança para os peregrinos de Fátima

A Guarda Nacional Republicana leva a cabo, neste início do mês de maio a operação Peregrinação Segura 2024, dedicada ao...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Interveniente em acidente recusa efetuar teste do “balão” e acaba detido

Na cidade de Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve umcidadão com 38 anos de idade no decurso de um...

Desportohá 3 horas

Hóquei: Miguel Viterbo substitui Jorge Ferreira no comando técnico da equipa sénior do FAC

Com a descida à segunda divisão de Hóquei em Patins, depois da derrota por 4-0, esta quarta-feira, em Braga, a...

Regiãohá 3 horas

Acidente com camião provoca um ferido e longas filas de trânsito em Vila do Conde

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo três veículos ligeiros e um...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Intervenção para recuperação e valorização das zonas ribeirinhas em curso em Lousado

Encontram-se em andamento as ações de recuperação e valorização da hidrográfica da Bacia do Ave, especificamente no segmento do Rio...

Famalicãohá 4 horas

ATUALIZAÇÂO: Duas vítimas encarceradas após despiste em Gavião

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um despiste seguido de capotamento de um veículo ligeiro...

Entretenimentohá 21 horas

Cineclube exibe “Holy Spider” na Casa das Artes de Famalicão

O filme “Holy Spider” é a proposta do Cineclube de Joane para a sessão de cinema desta quinta-feira, 2 de...

Barceloshá 22 horas

Festa das Cruzes de Barcelos preserva a tradição

Até ao próximo domingo a Cidade do Galo revive a histórica e emblemática Festa das Cruzes, a primeira grande romaria...

Arquivo

Mais Vistos