Siga-nos nas redes

Famalicão

PCP Famalicão diz: “Não é aceitável que o funcionamento da Maternidade fique apenas assumido pelo prazo de 1 ano”

Publicado

em

O núcleo famalicense do PCP emitiu. esta quinta-feira, um comunicado onde tece algumas considerações sobre a confirmação do não encerramento da maternidade de Famalicão, conhecida recentemente.

Entre estas, consideram que “Não é aceitável que o funcionamento da Maternidade fique apenas assumido por um prazo de 1 ano, ficando a depender de investimentos em instalações e profissionais”, e que estes investimentos devem ser garantidos pelo Governo, não justificando a admissão de encerramento.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Considerações:

  • A ampla mobilização que a possibilidade de encerramento suscitou, na qual se destaca a Tribuna Pública realizada pelo PCP em 3 de Outubro de 2022, com a presença de João Dias, deputado na AR, e de Bernardino Soares, do Comité Central, e a concentração promovida pela CGTP-IN/MDM/MUSP em 8 de Novembro de 2022 , com a presença de Isabel Camarinha, Secretária-geral da CGTP-IN, foi determinante para condicionar as opções do Governo e para manter a Maternidade aberta.
  • A discussão pública que a possibilidade de encerramento suscitou tornou ainda mais evidente a importância desta Maternidade e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ficou iniludível que se trata de um serviço muito relevante, quer pela sua natureza e âmbito geográfico, quer pela sua capacidade de resposta e potencial.
  • Os termos utilizados no anúncio da decisão induzem à interpretação que o Governo de maioria absoluta do PS pode estar mais empenhado em procurar pretextos para um possível encerramento no futuro a médio-prazo do que em reforçar a capacidade do SNS.
  • Não é aceitável que o funcionamento da Maternidade fique apenas assumido por um prazo de 1 ano, ficando a depender de investimentos em instalações e profissionais.
  • Compete em primeiro lugar ao Governo criar as condições para que o investimento público aconteça sempre que necessário. Se o reforço de meios é preciso, sendo que isso não justifica a admissão de encerramento, então o Governo que proceda em conformidade invés de aligeirar responsabilidades.
  • Os argumentos aduzidos pelo Governo de maioria absoluta do PS nos últimos meses são contraditórios e vão mudando conforme as circunstâncias: antes, era no número insuficiente de nascimentos, agora, as condições das instalações e os meios técnicos e operacionais. Cabe perguntar, o que mais irá “descobrir”?
  • Neste quadro também marcado por vários outros problemas no SNS, o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República requisitou com carácter de urgência a presença do Ministro da Saúde e do Director Executivo do SNS na Comissão Parlamentar de Saúde
  • A Comissão Concelhia de Vila Nova de Famalicão do PCP reafirma que a Maternidade do Centro Hospitalar Vale do Ave é um serviço público fundamental, que continuará a intervir no sentido da sua defesa, apelando à mobilização dos utentes e da população.
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Segunda-feira “abre a porta” a semana de chuva

A chuva está de regresso a Famalicão esta segunda-feira, dia para o qual é ainda esperada uma ligeira redução nos...

Paíshá 16 horas

Preços dos combustíveis voltam a descer esta segunda-feira

Os preços do gasóleo e da gasolina voltam a descer esta segunda-feira. A gasolina deverá descer três cêntimos por litro...

Famalicãohá 16 horas

Famalicense Maria de Fátima Cardoso lança novo livro

A autora famalicense Maria de Fátima Cardoso apresenta no próximo dia18 de maio, em Famalicão, o seu novo livro, intitulado...

Famalicãohá 17 horas

Pirilampo Mágico 2024 já está na rua: ACIP dinamiza campanha em Famalicão

A campanha do Pirilampo Mágico 2024 já está na rua e avi decorrer até 9 de junho, sendo que no...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: este domingo há desfile da Batalha das Flores no centro da cidade

O centro da cidade de Famalicão recebe esta tarde o desfile da Batalha das Flores. A iniciativa está inserida na...

Paíshá 19 horas

Suíça vence Festival da Eurovisão. Portugal fica em 10º lugar

A Suíça, com  a canção “The Code”, venceu a 68.ª edição da Eurovisão. Portugal, representado por Iolanda com a canção ...

Famalicãohá 1 dia

Rita Ribeiro em Famalicão para concerto na Fundação Cupertino de MIranda

A cantora e atriz Rita Ribeiro está em Famalicão, este sábado, para um concerto de Fados na Fundação Cupertino de...

Desportohá 2 dias

Famalicão: AD Oliveirense inaugurou a equalificação do campo de futebol cinco

A Associação Desportiva Oliveirense inaugurou, este sábado, dia 11 de maio, a requalificação do campo de futebol 5 do Estádio...

Bragahá 2 dias

De 22 a 26 de maio a Braga Romana espera receber 300 mil pessoas

Em comunicado, o município de Braga refere que os palcos estarão localizados no Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo...

Paíshá 2 dias

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir O valor do ‘jackpot’ do Euromilhões voltou a aumentar,...

Arquivo

Mais Vistos