Siga-nos nas redes

País

Governo irá implementar legislação para combate ao discurso de ódio

Publicado

em

Para combater o discurso de ódio, o incitamento à violência e os processos de radicalização nas redes sociais durante a presidência portuguesa da União Europeia, o Governo estimulará “passos políticos e legislativos”, assumiu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros.

“Há um elemento muito importante que liga a questão da democracia com a questão da transição digital que é justamente a necessidade de combatermos o discurso de ódio, o incitamento à violência, os processos de radicalização que têm lugar através de redes sociais. Há vários passos políticos e legislativos que é possível dar e nós estimularemos esses passos”, declarou Augusto Santos Silva.

O ministro, que falava na Conferência dos Presidentes da COSAC (Conferência dos Órgãos Especializados em Assuntos da União dos Parlamentos da União Europeia) a decorrer na Assembleia da República, mencionou, em particular, “o início da discussão do Ato dos Serviços Digitais, que tem uma componente de regulação dos media digitais muito importante”.

“Falo da Assembleia Digital que vai realizar-se em Lisboa e que nós esperamos que aprove a Declaração de Lisboa sobre democracia digital com propósito. Falo da linha que está a ser bem seguida no Conselho de Justiça e de Assuntos Internos, designadamente contra o discurso de ódio, e falo […] da necessidade de a UE avançar com a sua estratégia digital nos termos em que o sabe fazer e que tão bem a distinguem de outros blocos ou países, designadamente da China”, enumerou na resposta aos representantes parlamentares dos 27, que assistiam à reunião por videoconferência.

De acordo com Santos Silva, a maneira europeia de “proceder à transformação digital” da economia, mas também da administração publica e dos serviços públicos, tem “sempre presente o respeito escrupuloso pelos direitos dos cidadãos” e “a necessidade da transformação digital se fazer no quadro das democracias liberais”, que são as do bloco comunitário, e “não servir de instrumento para abusos de poder por parte de autoridades públicas contra os direitos dos cidadãos”.

Portugal assumiu a sua quarta presidência do Conselho da UE no dia 01 de janeiro, a qual se estenderá durante o primeiro semestre de 2021, sucedendo à Alemanha e antecedendo a Eslovénia, sob o lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 3 horas

Mostra Comunitária em Oliveira de São Mateus

Este fim de semana, o Parque do Quinteiro, em Oliveira de São Mateus, recebe a Mostra Comunitária da freguesia, um...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão pode garantir este sábado a subida histórica à Liga Placard de futsal

O FC Famalicão pode escrever uma página histórica no seu percurso desportivo ao final da tarde deste sábado, 24 de...

Sociedadehá 5 horas

Outiz realiza este fim de semana a sua mostra comunitária

A freguesia de Outiz, no concelho de Famalicão, promove este fim de semana, dias 24 e 25 de maio, a...

Sociedadehá 6 horas

Jackpot de 185 milhões não teve vencedor, mas segundo e terceiro prémios saem para Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio 041/2025 do Euromilhões, realizado na passada sexta-feira, 23 de maio, que tinha em...

Sociedadehá 6 horas

Famalicão acolhe pela primeira vez a iniciativa nacional CaminhASMA

Famalicão recebe, pela primeira vez, a CaminhASMA, uma iniciativa de âmbito nacional que já vai na sua 4.ª edição e...

Desportohá 18 horas

Santo Tirso: José Mota confiante da permanência do AVS na liga principal

 O treinador do AVS, José Mota, destacou hoje o aspeto mental e mostrou confiança na permanência da equipa na I...

Guimarãeshá 20 horas

Atualização: GNR nas instalações do Centro Social de Guardizela após afogamento de criança de 3 anos

Elementos da Guarda Nacional Republicana encontram-se, na tarde desta sexta-feira, nas instalações do Centro Social de Guardizela, entidade responsável pela...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão espera céus limpos e “máximas” de 27 graus este fim de semana

Famalicão espera um fim de semana com sol e temperaturas amenas, de acordo com as previsões do Instituto Português do...

Guimarãeshá 21 horas

Ave: Criança de 3 anos gravemente ferida após afogamento em Guimarães

Uma criança de 3 anos ficou gravemente ferida, na manhã desta sexta-feira, na sequência de um afogamento numa piscina de...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Jovem de 19 anos ferida após despiste de bicicleta em Brufe

Uma mulher de 19 anos ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de um despiste de bicicleta na rua...

Arquivo

Mais Vistos