Siga-nos nas redes

Economia

Restrições de circulação impostas pelo Governo serão “catastróficas” para bares e restaurantes

A secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) classificou hoje de “catastróficas” as restrições de circulação anunciadas hoje pelo Governo para os próximos dois fins de semana, no âmbito do estado de emergência.

Publicado

em

A secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) classificou hoje de “catastróficas” as restrições de circulação anunciadas hoje pelo Governo para os próximos dois fins de semana, no âmbito do estado de emergência.

“É evidente que estas medidas, essencialmente as medidas aplicadas aos dois próximos fins de semana, são catastróficas para a restauração e para o alojamento”, disse à Lusa Ana Jacinto, quando instada a comentar restrições de circulação adotadas para os 121 concelhos mais afetados pela pandemia de covid-19.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A representante das empresas do setor deu conta de que já recebeu, de vários empresários, “notas de que as reservas que tinham já foram todas canceladas”, pelo que os efeitos das restrições já se fazem sentir.

“Não acreditamos que o Governo, se tivesse alternativas, tivesse escolhido estas opções. Portanto considerou que estas opções eram cruciais para conseguirmos travar a pandemia”, disse, clamando por medidas inversamente proporcionais para apoiar as empresas.

Assim, defende Ana Jacinto, “é também preciso que haja medidas cruciais, vitais e robustas às empresas para se aguentarem, porque se não for agora, o Estado vai ter de suportar estes encargos todos amanhã”, vincou.

“Nós empregamos 400 mil postos de trabalho diretos, é disto que estamos a falar, e as pessoas vão ficar sem emprego, porque as empresas não vão conseguir fazer por muito mais tempo aquilo que têm feito, que é serem resilientes e aguentarem os postos de trabalho. Mas não vão conseguir durante muito mais tempo”, antecipou a responsável do setor.

O Governo aprovou no sábado as medidas do estado de emergência que vai vigorar entre segunda-feira e 23 de novembro, prevendo o recolher obrigatório noturno durante a semana nos 121 concelhos de maior risco de contágio, onde há “risco elevado de transmissão da covid-19”, abrangendo 70% da população residente, incluindo todos os concelhos das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Nestes 121 concelhos, há dever de permanência no domicílio, os estabelecimentos de comércio encerram até às 22:00 e os restaurantes têm de encerrar às 22:30, mas os presidentes das câmaras municipais podem fixar um horário de encerramento inferior ao limite máximo estabelecido, mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança.

A proibição de circulação na via pública vigora entre as 23:00 e as 05:00 em dias de semana e nos fins de semana de 14 e 15 de novembro e 21 e 22 de novembro a partir das 13:00.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 minutos

Famalicão: Bairro Comercial Digital já está no terreno e quer ajudar empresas a faturar no mercado digital

O Município e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) apresentaram, esta quinta-feira, na Fundação Cupertino de Miranda, o...

Famalicãohá 28 minutos

Mercado de emprego e formação com 388 ofertas de trabalho disponíveis

O Mercado de Emprego e Formação é organizado pela Câmara Municipal, com a participação de instituições como o Centro de...

Famalicãohá 47 minutos

Famalicão: Atropelamento em Gavião faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na manhã desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento na Estrada Nacional 14 em Gavião. De...

Economiahá 53 minutos

Combustíveis: Gasóleo e gasolina descem na próxima semana

Com o final de mais uma semana em aproximação chegam novas previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis para...

Famalicãohá 1 hora

Famalicense Xavi Ballas 5.º no Troféu do Norte após queda aparatosa

O piloto de Famalicão Xavi Ballas esteve em competição no último fim de semana em Pico dos Regalados, Vila Verde,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão apoia associações juvenis do concelho

Esta terça-feira, 30 de abril, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão renovou o seu compromisso com as associações...

Paíshá 16 horas

Concentração de pólen na atmosfera deverá aumentar a partir de segunda-feira

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado...

Famalicãohá 16 horas

Sol e “máximas” quase nos 30.º graus regressam na próxima semana

Depois de uma semana com previsões de chuva diárias, os céus mais limpos e tempo mais quente deverá regressar a...

Desportohá 17 horas

Hóquei: FAC recebe Benfica este sábado

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputa, este sábado a partida referente à 26.ª jornada do...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Nuno Melo garante nunca ter proposto recrutamento militar de “pessoas em cumprimento de pena” ou “delinquentes”

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, disse hoje ter vivido “24 horas de realidade paralela” por causa de “uma...

Arquivo

Mais Vistos