Siga-nos nas redes

País

“Revolta”: Professores em greve até fevereiro

Publicado

em

As greves dos professores que marcaram a primeira semana de aulas no 2º período registaram uma adesão que excedeu as expectativas dos sindicatos.

Milhares de alunos regressaram às aulas na terça-feira, mas muitos encontraram a escola fechada pela manhã devido a greves convocadas por dois sindicatos de professores, que duraram toda a semana.

Uma das greves foi convocada pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) em protesto contra algumas das propostas apresentadas pelo governo no âmbito do processo de negociação para a revisão do regime de recrutamento e mobilidade de professores.

A paragem, apenas durante o primeiro período de aulas para cada professor, registou na terça-feira uma adesão de 80%, de acordo com as estimativas do sindicato.

“Houve uma forte participação, o que foi até surpreendente”, disse a presidente da SIPE, Júlia Azevedo, referindo que nos restantes dias a mobilização de professores estava a aumentar.

Porque foi uma greve parcial, muitas vezes os estabelecimentos de ensino só foram fechados durante o primeiro período de aulas, quando os alunos chegaram à escola. Por esta razão, explica Júlia Azevedo, “teve um efeito principalmente devido à visibilidade, porque depois tudo volta ao normal na segunda metade do horário dos professores”.

Simultaneamente, houve também outra greve convocada pelas mesmas razões pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP). A greve por tempo indeterminado teve início a 9 de Dezembro e o sindicato já emitiu avisos para todo o mês de Janeiro, estendendo o protesto aos trabalhadores não docentes.

Assim, algumas escolas acabaram por ser encerradas durante todo o dia, como foi hoje o caso em vários distritos de Braga e Viana do Castelo, segundo o presidente do SIPE.

“Estas duas formas de protesto demonstraram a força da razão dos professores, a sua revolta e um grito, quase um pedido desesperado ao Ministério para abrir rapidamente negociações”, sublinhou Júlia Azevedo.

A greve parcial do SIPE, inicialmente prevista apenas para a primeira semana do 2º ciclo, irá durar até 8 de Fevereiro. Contudo, o sindicato assinou hoje 18 avisos de greve por distritos, juntamente com outros sete sindicatos, incluindo a Federação Nacional de Professores (Fenprof).

Esta greve terá lugar durante 18 dias, entre 16 de Janeiro e 8 de Fevereiro.

No sábado, a STOP realizará protestos em todas as capitais de distrito, estando prevista uma marcha em Lisboa no dia 14 de Janeiro.

Em Fevereiro, no dia 11, a Fenprof, ASPL, Pró-Ordem, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU organizarão uma manifestação nacional de professores e educadores, também em Lisboa, mas antes disso planeia acampar em frente ao Ministério da Educação entre os dias 10 e 13 de Janeiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 21 minutos

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 56 minutos

Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Câmara Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 2 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 3 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 5 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Brufe presta homenagem aos Ex-Combatentes este domingo

A freguesia de Brufe celebra, este domingo, o Dia do Ex-Combatente, um momento dedicado a homenagear aqueles que serviram as...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Projeto para troca de livros da Biblioteca Municipal decorre até 30 de novembro

Decorre na Biblioteca Municipal de Famalicão, até ao dia 30 de novembro, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro,...

Economiahá 6 horas

Preço do gasóleo vai aumentar 2,5 cêntimos na segunda-feira. Gasolina também sobe

Com a chegada de mais uma semana, chegam também novas indicações quanto à oscilação do preços dos combustíveis para a...

Arquivo

Mais Vistos