Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Notícias sobre fecho da maternidade “estavam profundamente erradas” diz o médico Diogo Ayres

Publicado

em

O médico Diogo Ayres de Campos lamentou hoje que tenham saído para a comunicação social notícias pouco rigorosas sobre o relatório da comissão de acompanhamento de resposta em urgência de ginecologia e obstetrícia, que causaram “mal-estar” nas populações.

O diretor do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que coordenou a comissão criada pela ex-ministra Marta Temido, foi hoje ouvido na Comissão de Saúde a pedido do PSD sobre o eventual fecho de serviços de obstetrícia no país.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Questionado sobre as notícias do fecho de maternidades, o médico negou que essas informações tenham sido dadas pela Comissão de Acompanhamento de Resposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Partos.

“Lamento de facto que tenham saído essas notícias para a comunicação social e lamento o mal-estar que isso causou nas populações, mas posso-vos dizer que da comissão, pelo menos que eu saiba, não vieram essas informações de certeza”, declarou.

À questão levantada pelos deputados sobre as razões pelas quais o relatório da comissão não foi entregue na Comissão da Saúde, como foi solicitado, o médico respondeu: “Não me perguntem a mim, por favor”.

Diogo Ayres de Campos esclareceu que fez algumas declarações públicas sobre o relatório porque as primeiras notícias que apareceram “estavam profundamente erradas”.

“Falavam, penso, que eram oito hospitais [passíveis de ser encerrados] e listavam uma série de hospitais, até se falava na Maternidade Alfredo da Costa [em Lisboa] e outras coisas que não fazem sentido nenhum e eu senti-me na obrigação, para não criar mais confusão do que já estava”, de prestar declarações, justificou.

Clarificou ainda que o relatório é “um documento técnico” para a criação da rede de referenciação hospitalar nesta área que se rege de acordo com um regulamento, que necessita ser entregue ao ministro da Saúde – o que aconteceu em setembro – e seguir para discussão pública.

Segundo o especialista, “99% do documento” são aspetos técnicos de organização e no final há uma lista de seis hospitais com cuidados de ginecologia e obstetrícia (Castelo Branco, Guarda, Famalicão, Póvoa de Varzim, Barreiro e Vila Franca de Xira) que, por apresentarem dificuldades nas equipas, nomeadamente falta de profissionais, se admite que possam encerrar “temporariamente ou definitivamente” se isso não implicar riscos adicionais do ponto de vista técnico.

Uma medida teoricamente baseada nas distâncias e na resposta neonatal e que exigiria sempre uma visita ao hospital, como “está claramente escrito no documento”.

Para a comissão, o principal problema nas seis maternidades em causa tem a ver com a falta de equipas médicas e de enfermeiros de saúde materna e obstétrica, disse, salientando que há situações que “são confrangedoras em termos da resposta”.

Questionado sobre a notícia de que as grávidas poderiam ter de pagar taxa moderadora no caso de recorrerem à urgência indevidamente, o médico disse que a informação foi transmitida de uma forma “menos correta” e que “não fazia sentido nenhum” cobrar essa taxa às grávidas.

Diogo Ayres de Campos explicou essa possibilidade só existiria no caso de a grávida insistir em ser assistida nas urgências, apesar de lhe ter sido marcada consulta para o dia útil seguinte no centro de saúde ou para a consulta aberta dos hospitais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

IX Expedição a Marrocos do Clube Aventura: A caravana fez uma tirada épica de 12 longas horas e enfrentou um “assalto” inesperado.

O “assalto” aconteceu na Floresta dos Cedros e foi perpetrado pelos macacos-de-barbary, também conhecidos como macacos-assaltantes, são uma atração única...

Famalicãohá 18 horas

10ª Edição do Ymotion é apresentada hoje

Hoje, às 16:30, na Casa da Juventude, é apresentada a 10ª edição do Ymotion. Os presentes, para além de ficarem...

Famalicãohá 19 horas

𝗩𝗮𝗶 à 𝗩𝗶𝗹𝗮: 𝗠𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗼 “𝗟𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗲 𝗧𝗿𝗮𝗽𝗼𝘀”

Este fim de semana pode visitar o “Vai à Vila” Mercado de “Linhas e Trapos” Aproveite e aprecie verdadeiras obras...

Famalicãohá 19 horas

PSP faz 497 detenções em apenas uma semana. Foram apreendidas 71 armas

Polícia de Segurança Pública (PSP) efetuou 467 detenções, no período compreendido entre os dias 20 e 26 de abril, em...

Famalicãohá 21 horas

Cineclube de Joane apresenta a sua programação para maio

O cineclube de Joane apresenta a sua programação para o mês de maio na casa das artes de Famalicão. Assim...

Famalicãohá 22 horas

Bombeiros Voluntários de Riba de Ave de Luto

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, viu partir mais um colega. Foi com o mais profundo...

Famalicãohá 22 horas

Mensagens fraudulentas com propostas de trabalho preocupam operadoras

O envio de mensagens fraudulentas com propostas de trabalho, alegadamente associadas a empresas como a Meta ou TikTok, tem vindo...

Famalicãohá 23 horas

Limpeza das matas e terrenos deve ser feita até 30 de abril

Os proprietários têm de limpar terrenos agrícolas e florestais até 30 de abril, para prevenir fogos rurais, mas meteorologia adversa...

Desportohá 23 horas

Foi apresentado esta sexta-feira o Rally de Famalicão 2024

A casa do território encheu para conhecer as novidades deste ano de uma prova que pretende ser uma referência a...

Famalicãohá 24 horas

João Nascimento é o novo Presidente da Assembleia Municipal

João Nascimento, do CDS/PP, foi eleito presidente da Assembleia Municipal. A eleição decorreu na noite desta sexta-feira, no decurso dos...

Arquivo

Mais Vistos