Siga-nos nas redes

Famalicão

Metade dos comboios suprimidos devido à greve dos maquinistas

Publicado

em

A CP – Comboios de Portugal suprimiu 125 das 245 ligações programadas entre as 00h00 e as 08h00 de esta quarta-feira, devido à greve de maquinistas, de acordo com fonte oficial da empresa.

O presidente do Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), António Domingues, disse, por sua vez, que a adesão à greve até às 08h00 era de 100% e que apenas estão a ser cumpridos os serviços mínimos.

De acordo com o balanço feito pela CP à Lusa cerca das 08h30, estavam programados 245 comboios, foram efetuados 120 e suprimidos 125.

Dos 125 comboios suprimidos, sete eram de longo curso (realizaram-se cinco) e 31 regionais (realizaram-se 41).

No que diz respeito aos comboios urbanos de Lisboa e Porto foram realizados 43 e 31 e suprimidos 72 e 15, respetivamente.

Os trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ cumprem uma greve total, entre as 00h00 desta quarta-feira e as 23h59 de quinta-feira.

Na segunda-feira, os maquinistas iniciaram uma greve ao trabalho extraordinário e em dias de descanso, que se prolongará até às 23h59 de domingo.

O protesto do SMAQ pretende reclamar melhores condições de trabalho e aumentos.

Em comunicado publicado no ‘site’ do sindicato é referido que a paralisação terá mais impacto entre “as 00h00 do dia 04 de janeiro de 2023 [desta quarta-feira] e as 24h00 do dia 05 de janeiro de 2023 [quinta-feira]”, quando os trabalhadores “das categorias representadas pelo SMAQ” se encontram “em greve à prestação de todo e qualquer trabalho”.

O sindicato reivindica a “melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais” e das “condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor”.

O SMAQ exige também a “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”, a “implementação de um efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes”, o “reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo” e o cumprimento integral do acordo de empresa.

O sindicato pretende ainda o “reconhecimento de categoria superior aos associados do SMAQ que desempenham/desempenharam serviço em órgãos de acompanhamento de tráfego” e manifesta-se “contra a absurda discriminação das categorias operacionais em matéria de tolerâncias de ponto na quadra festiva”.

Para esta quarta e quinta-feira foram definidos serviços mínimos, que podem ser consultados no ‘site’ da empresa, para serviços Alfa Pendular e Intercidades; Regional, InterRegional e Internacional; Comboios Urbanos do Porto e de Coimbra e Comboios Urbanos de Lisboa, destacou ainda.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 53 minutos

Famalicão: Três feridos após colisão frontal na EN 206 em Outiz

Três pessoas ficaram feridas, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão frontal entre duas viaturas ligeiras, na Estrada...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão faz nova investida pelo avançado francês do Metz Simon Elisor

O FC Famalicão volta a avançar com uma proposta por Simon Elisor, avançado de 25 anos do Metz (que disputa...

Guimarãeshá 2 horas

GNR apreende 23 viaturas em Guimarães após corridas ilegais numa zona industrial

A GNR apreendeu 23 veículos que participavam em corridas ilegais numa zona industrial no concelho de Guimarães, no distrito de...

Paíshá 3 horas

Diversos serviços de Urgências encerrados de Norte a Sul nesta passagem de Ano

O acesso às urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia, bem como de Pediatria, estará condicionado no período de Ano Novo,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Homem de 53 anos detido por condução sem carta

Elementos da Polícia de Segurança Pública da esquadra de Famalicão procederam, este fim de semana, à detenção de um homem...

Famalicãohá 5 horas

PS Famalicão apresenta candidato Eduardo Oliveira em almoço de Reis em Ribeirão

O núcleo do Partido Socialista de Famalicão irá reunir-se no dia 11 de janeiro (sábado) para um almoço de Reis...

Regiãohá 6 horas

Trofa: Suspeito atropelou GNR este domingo para fugir de Operação Stop

Um militar da GNR ficou ferido na Trofa, este domingo, na sequência de um atropelamento, no decorrer de uma fiscalização...

Paíshá 6 horas

Polícia Judiciária desmantelou rede que traficava cocaína escondida em caixas de bananas

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de três toneladas e meia de cocaína que chegou a Portugal escondida em paletes...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Carlos Novais venceu V Torneio Interno de Semi-Rápidas do CX A2D

Este sábado, a equipa de xadrez da Didáxis disputou o seu V Torneio Interno de Semi-Rápidas que teve lugar na...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Presépio Conceição Peneda em Santiago de Antas já abriu as suas portas

O Presépio Conceição Peneda está aberto ao público desde o início do mês de dezembro, e ê uma tradição já...

Arquivo

Mais Vistos