Siga-nos nas redes

Famalicão

Arcipreste de V.N. Famalicão: Natal é deixar para trás “egoísmo, violência, guerra e indiferença”

Publicado

em

Mensagem:

“O Natal não é nosso! O Natal é uma das mais belas notícias que o mundo já conheceu! E a notícia é tão antiga quanto nova, porque “hoje nasceu-vos um Salvador” (Lc 2, 1-14)! Este “hoje” é eterno. Isto é, ainda hoje, por mais estranho que possa parecer, o Salvador continua a nascer. Este nascimento é o sinal de que no Natal encontramos a vida que o próprio Deus nos traz.

O Natal traz consigo este sinal primeiro da vida, da importância da vida toda. Por isso, o Natal é também uma luz nova, um novo entendimento, uma nova compreensão sobre o valor da nossa vida. Com o Natal sentimos que hoje a nossa humanidade, a humanidade de cada um vale mais. E vale mais porque está investida da vida própria de Deus. E se aceitamos ou acolhemos esta luz sobre a nossa humanidade, então, só podemos deixar para trás toda a lógia do egoísmo, da violência, da guerra, do descarte, da indiferença… Com o Natal todas estas atitudes ou comportamentos só podem fazer parte do passado.

O Natal abre-nos um caminho de paz, de comunhão, de solicitude, de compreensão e acolhimento do outro, diferente de nós, mas de igual modo humano como nós… Com o Natal somos convidados a renascer. E renascer com uns olhos novos, palavras novas, com modos diferentes e inéditos de dizer a vida, de a cantar, celebrar, de a perceber mais profundamente. É aqui que encontramos a universalidade do Natal. De facto, o Natal não é exclusivo de um grupo religioso, não é pertença de alguns! Esta boa nova é para todos, é universal!

Este Salvador vem para todos. Ele vem abraçar todos! Porque todos vivemos no seu coração. É curioso que Belém signifique “casa de pão” e que Jesus tenha nascido numa manjedoura! Ou seja, as fomes e as sedes da nossa frágil humanidade têm como superar essa fome e sede. Jesus apresenta-se no Natal como aquele que “hoje” sacia a fome e a sede da nossa humanidade. Não de alguns, mas de toda a humanidade.

É precisamente aqui, em Belém, numa manjedoura, que o Salvador começa a revelar-se à humanidade como tal. Ele vem como pão para a fome do mundo; vem como pão que se parte e reparte para uma vida, para a construção de um mundo novo. Por isso, armar o presépio na nossa casa, nas ruas das nossas aldeias e cidades, nas escolas e hospitais, nos lugares de trabalho, é imperioso. Os tempos que vivemos pedem-nos sinais que nos transmitam luz e esperança. A representação do nascimento de Jesus é um sinal poderoso, admirável.

Não importa como ele é feito. O que conta é que ele fale à vida. E quando deixamos o presépio falar à nossa vida, esteja em que estado estiver, cansada, esgotada, fragilizada, arruinada… ela é sempre lugar de Deus, é tenda de Deus… Sejamos anfitriões desta vida nova que o Natal, presente no presépio, nos oferece. Sejamos capazes de contagiar, de contaminar, de alargar os horizontes da história, com a verdade do Natal, uma verdade que salva, não exclusiva, mas universal, para todos. O Natal não é nosso. É de todos. Mas começa no teu coração!”

Francisco Carreira Arcipreste de V.N. Famalicão

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 14 minutos

Famalicão: Supremo Tribunal rejeitou recurso para atenuar penas dos acusados de escravizar noviças

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou por inadmissibilidade legal o recurso relativo à decisão da Relação de Guimarães que atenuou...

Economiahá 39 minutos

Gasolina desce 7,5 cêntimos na próxima semana. Gasóleo segue a mesma tendência

Com a chegada de mais uma semana surgem novas previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis para a próxima...

Famalicãohá 13 horas

Temperaturas máximas descem 15 graus na próxima semana. Chuva e frio esperados nos próximos 7 dias

A chuva chegou, para se manter durante alguns dias, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Motociclista ferido após despiste em Antas

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência do despiste de um motociclo, na rua de...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Concentração de poeiras em suspensão na atmosfera vai intensificar-se esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, uma alteração nas condições meteorológicas registadas ao longo da semana, sobretudo devido ao regresso da chuva,...

Regiãohá 17 horas

Vila do Conde: Centenas de jovens “invadem” as praias (apesar dos alertas)

Com a chegada dos dias mais quentes e temperaturas que ascenderam aos 30 graus, no decorrer desta semana, as férias...

Paíshá 18 horas

Já pode renovar o seu Cartão de Cidadão através do telemóvel com a aplicação “gov.pt”

A renovação do Cartão de Cidadão já pode ser feita através da aplicação gov.pt, que foi lançada em dezembro de...

Bragahá 18 horas

Criança de 11 anos arrastada pelo mar em Esposende. Populares no local evitaram tragédia

Uma criança de 11 anos foi resgatada das águas, esta quarta-feira, numa praia na zona do Suave Mar, em Esposende....

Paíshá 19 horas

Escolas vão passar a dispor de um psicólogo por cada 500 crianças no próximo ano letivo

Mais psicólogos nas escolas do ensino básico e secundário e uma linha telefónica para os estudantes do ensino superior deverão...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Despiste de de viatura ligeira faz um ferido em Oliveira São Mateus

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta quinta-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, na Avenida...

Arquivo

Mais Vistos