Siga-nos nas redes

Famalicão

Presidente da União de Freguesias de Ruivães e Novais diz que desagregação de freguesias “não cumpre a lei”

Publicado

em

O presidente da União de Freguesias de Ruivães e Novais, em Vila Nova de Famalicão, criticou hoje a aprovação da desagregação daquelas duas freguesias, considerando que a proposta que foi a votação “não cumpre a lei”.

Duarte Veiga, eleito num movimento independente, acrescentou que vai fazer chegar o caso à Assembleia da República, a quem compete a última palavra sobre o processo.

“A proposta, pura e simplesmente, não cumpre a lei. E o que eu vou fazer a seguir é pedir à Assembleia da República que diga se estou certo ou não e se as leis são para cumprir por todos ou se isso fica ao livre arbítrio de cada um”, referiu.

Duarte Veiga diz que a lei prevê a possibilidade de desagregação desde que “fundamentada em erro manifesto e excecional causador de prejuízo às populações”.

“A verdade é que a proposta aprovada não explica onde é que está o erro manifesto nem especifica qual o prejuízo causado pela agregação”, referiu.

Na terça-feira, a Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, aprovou a desagregação da União de Freguesias de Ruivães e Novais, com 31 votos a favor, 12 abstenções e 14 votos contra.

Quem votou a favor sublinhou a necessidade de respeitar a vontade da Assembleia de Freguesia e das mais de 400 pessoas que subscreveram a proposta.

No entanto, Duarte Veiga considera que a votação na Assembleia de Freguesia teve por base “muita desinformação” acerca da maioria necessária para a aprovação, e que muitos dos que subscreveram a proposta “o fizeram sem saberem o que estavam a fazer”.

“Tenho a certeza de que hoje a votação na Assembleia de Freguesia seria bem diferente, assim como tenho a certeza de que a esmagadora maioria da população está satisfeita com a união. Cheguei mesmo a sugerir uma espécie de referendo, mas a oposição não quis”, referiu.

Lembrou que, em 2017, ganhou as eleições autárquicas sem maioria e que em 2021 o povo já lhe deu maioria absoluta.

“Isto parece querer dizer alguma coisa”, atirou.

No concelho de Vila Nova de Famalicão, foram também aprovadas, apenas com uma abstenção, as propostas de desagregação das uniões de freguesia de Gondifelos/Cavalões/Outiz, de Esmeriz/Cabeçudos e de Avidos/Lagoa.

Hoje, em comunicado, a CDU de Famalicão, que votou a favor de todas as desagregações, considerou que este processo “é complicado e complexo e é assim deliberadamente por imposição do PS”, e exigiu “mais tempo, mais debate e envolvimento das populações”.

“Exige-se, tal como o PCP propôs na Assembleia da República, uma extensão de prazo e simplificação do processo”, acrescenta.

Diz ainda que, mesmo que as propostas não reunissem os critérios suficientes para sua aprovação, “podiam contar sempre com o voto favorável da CDU porque a reposição das freguesias é um ato de inteira justiça, é uma exigência democrática”.

“Pelos motivos expostos, e com a devida naturalidade, a CDU votou a favor da proposta de desagregação das freguesias de Novais e Ruivães”, remata.

O Governo apresentou no final de 2020 ao parlamento uma proposta de lei que permite reverter a fusão e a extinção de freguesias ocorrida em 2013, durante o Governo PSD/CDS-PP, a que se juntaram posteriormente propostas do PCP, do PEV e do BE.

A desagregação tem de respeitar as condições em que as freguesias estavam agregadas anteriormente.

A reforma administrativa de 2013, feita pelo Governo PSD/CDS-PP e negociada com a ‘troika’, eliminou mais de mil freguesias, estabelecendo o atual mapa com 3.092 destas autarquias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Região do Minho espera chegada da tempestade Bert este domingo

O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir...

Desportohá 12 horas

FC Famalicão: Zaydou vive momento “incrível” após estreia pela sua seleção nacional

Uma experiência “incrível”, é assim que Zaydou Youssouf descreve a sua estreia, de grande sucesso, na Seleção Nacional de Comores,...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Novo “Parque Eva Rosa” de Riba de Ave já tem o seu terreno assegurado

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovada a aquisição do terreno nas margens...

Bragahá 13 horas

Suspeito de 17 anos detido em Fafe após roubo de telemóvel -GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, constituiu como arguido um jovem...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros

A Câmara de Famalicão lançou, esta quinta-feira, a concurso, a obra de requalificação do centro de saúde da cidade. A...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Resinorte convida para oficina de construção de objetos de Natal no seu centro em Esmeriz

A Resinorte, entidade dedicada à valorização e tratamento de resíduos sólidos, leva a cabo, nesta Semana Europeia da Prevenção de...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: CDU lamenta afastamento da ACIF na organização do Natal 2024

Uma delegação da CDU reuniu com a direção da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), na quinta-feira da semana...

Paíshá 16 horas

Trabalhadores do INEM querem deixar de fazer transporte de utentes entre hospitais

A Comissão de Trabalhadores do INEM defendeu hoje que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte...

Arquivo

Mais Vistos