Siga-nos nas redes

Região

Covid-19: Norte regista aumento nas infeções superior a 30% no Natal e Ano Novo

Publicado

em

Os seis distritos abrangidos pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) registaram, entre a semana do Natal e o Ano Novo, um crescimento superior a 30% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, e Braga subiu 57%.

O relatório da ARS-N, a que a Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução da situação epidemiológica a Norte entre a terceira (de 13 a 19) e a última semana de dezembro (de 27 a 02) e mostra que apenas Vila Real e Viana do Castelo registaram subidas abaixo dos 40%.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Entre a semana do Natal (de 20 a 26) e da Passagem de Ano (de 27 a 02), o distrito de Braga foi o que registou o maior crescimento de novos casos de infeção a Norte: 57%, tendo passado de 2.406 novos casos para 3.784, seguindo-se Aveiro (mais 48%), Bragança (mais 46%) e Porto (41%).

Os 14 concelhos do distrito de Braga também acompanharam a tendência de crescimento, sendo que em Cabeceiras de Basto, Vila Verde, Celorico de Basto, Vizela, Póvoa de Lanhoso e Terras de Bouro o número de novos casos de infeção mais do que duplicou.

Também o distrito de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete municípios] contabilizou mais 48% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, tendo passado de 735 novos casos para 1.091.

Neste distrito, apenas os concelhos de Arouca e Espinho contrariaram o crescimento.

Os restantes municípios de Aveiro registaram aumentos superiores a 50%.

Também o distrito de Bragança registou um aumento de 46% de novos casos de infeção entre a semana do Natal e da Passagem de Ano, tendo passado de 387 novos casos para 564.

Aqui, os concelhos de Miranda do Douro, Vinhais e Mogadouro foram os registaram o maior crescimento, com o mesmo a fixar-se nos 533%, 267% e 190%, respetivamente.

O distrito do Porto contabilizou mais 41% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, tendo passado de 4.098 novos casos para 5.773.

Os 18 concelhos do distrito do Porto também acompanharam a tendência de crescimento, sendo que Santo Tirso, Lousada e Trofa foram os que contabilizam o maior aumento, com 99%, 96% e 86%, respetivamente.

No mesmo período, o distrito de Viana do Castelo contabilizou um aumento de 39% de novos casos de infeção, tendo passado de 407 novos casos para 565.

Todos os municípios de Viana do Castelo, à exceção de Ponte de Lima, acompanharam a tendência de crescimento, com o município de Melgaço a triplicar o número de novos casos (300%).

O distrito de Vila Real registou um aumento de 39% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, tendo passado de 583 para 813 novos casos.

Entre os 14 concelhos deste distrito, Boticas, Alijó, Murça, Mondim de Basto e Montalegre mais do que duplicaram o número de novos casos de covid-19.

O relatório da ARS-N indica ainda que Miranda do Douro, no distrito de Bragança, é o concelho com a maior taxa de incidência, com a mesma a fixar-se nos 2.254 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.

Seguem-se, em termos de incidência, os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Montalegre, Esposende, Peso da Régua e Barcelos.

Nestes cinco concelhos, a taxa de incidência é superior a 1.000.

A taxa da região Norte fixa-se agora nos 611 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.

Portugal contabiliza pelo menos 7.118 mortos associados à covid-19 em 427.254 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos concelhos do território do continente de contágio mais elevado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Bragahá 2 horas

Homem gravemente ferido após colisão com veículo pesado na A28 em Esposende

Um homem ficou gravemente ferido, na tarde de hoje, num acidente na Autoestrada 28 (A28) na zona de Esposende, no...

Paíshá 3 horas

Sindicato dos Profissionais de Educação anuncia greve nacional às provas de aferição

O Sindicato de Todos os Profissionais de Educação (Stop) anunciou hoje uma greve nacional ao processo de avaliação e ao...

Desportohá 4 horas

Hóquei: Sub-17 e Sub-15 do FAC distinguidos pela AP Minho

O intervalo do jogo que opôs a equipa de hóquei em patins do FAC e o Benfica, no último sábado,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Termómetros sobem aos 28.º graus esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia de sol e com “máximas” próximas dos 30.º graus, assim indicam as previsões do...

Famalicãohá 6 horas

Clube Automóvel Antigo e Clássico de Famalicão celebrou 31 anos de paixão pelas “grandes máquinas” do passado

O O Clube Automóvel Antigo e Clássico de Vila Nova de Famalicão celebra 31 anos de dedicação à promoção, conservação...

Desportohá 6 horas

Futebol de Salão: Esmeriz sobe à 1.ª Divisão após campeonato assegurado a 3 jornadas do fim

A AD Esmeriz conquistou o título de campeã da 2.ª divisão, ao vencer por 3-1 o segundo classificado, o Riba...

Desportohá 7 horas

Rali de Portugal promete adrenalina pura a partir desta quinta-feira

Sai para a estrada, esta quinta-feira, mais uma edição do Rali de Portugal, uma das mais imponentes provas do desporto...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Jerónimo de Sousa em Riba de Ave para apresentação do livro “25 de Abril: Uma revolução em perspectiva”

O Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, recebe este sábado a apresentação do livro “25 de Abril: Uma revolução...

Famalicãohá 9 horas

Branko traz ritmos africanos à Casa das Artes este sábado

O DJ e produtor português Branko vai atuar, este sábado, na Casa das Artes de Famalicão, numa altura em que...

Desportohá 9 horas

Hóquei: FAC termina campeonato frente ao SL Benfica

A equipa sénior de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputou, neste último sábado, a última partida do Campeonato...

Arquivo

Mais Vistos