Siga-nos nas redes

Famalicão

Charters de Almeida reencontra escultura “desaparecida” em Famalicão e fica emocionado (FOTOS)

Publicado

em

O escultor Charters de Almeida viveu um momento emocionante, este fim de semana, em Famalicão, quando reencontrou uma escultura da sua autoria, produzida em 1972, cujo paradeiro desconhecia.

“É uma emoção muito grande. É como reencontrar um filho”, declarou Charters de Almeida, revelando-se “muito feliz” com a surpresa preparada por Armindo Costa, fundador e presidente do grupo ACO Shoes e antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Com 15 toneladas e 22 metros de altura, a peça, produzida em inox pelo escultor, foi inicialmente pensada para para ser colocada na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, na sede do Banco Intercontinental Português (BIP).

Na sequência da Revolução de 25 de Abril de 1974, o banco foi intervencionado pelo Estado, Jorge de Brito fugiu para o Brasil e a escultura acabou armazenada numa empresa de ferro-velho da região de Lisboa. Para Charters de Almeida “a peça estava desaparecida”.

Anos mais tarde, Armindo Costa, ainda antes de ser eleito presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, cruzou-se com o proprietário da empresa de ferro-velho e conseguiu comprar a escultura para embelezar os jardins da sua empresa, em Mogege, no concelho de Vila Nova de Famalicão, o que aconteceu há 25 anos.

Como a obra estava assinada, e como Charters de Almeida esteve recentemente em Vila Nova de Famalicão no âmbito do processo de recuperação dos azulejos que criou para a torre da Fundação Arthur Cupertino de Miranda, o antigo autarca Armindo Costa fez chegar ao escultor um convite para visitar a sua obra, na fábrica de Mogege, para assinalar os 50 anos da produção da escultura.

Este sábado, ao fim da manhã, Charters de Almeida e a sua mulher, Maria Bahia, chegaram a Mogege e ficaram emocionados com a “surpresa memorável” – na expressão de Maria Bahia – que Armindo Costa preparou: uma cerimónia simples de descerramento de uma placa alusiva ao reencontro de Charters de Almeida com a sua obra meio século depois.

Dirigindo-se a Armindo Costa e seus familiares, Charters de Almeida não evitou as lágrimas da emoção quando afirmou: “Isto é uma qualidade humana que o meu ilustre amigo e a sua família demonstram ter que é um exemplo para toda a gente. E eu felicito-os por isso.”

O antigo presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão estava acompanhado pela esposa, Fernanda Costa, pelos filhos Paula Costa e Fernando Costa e netos.

“Não sabia se a peça tinha sido destruída, não sabia nada. O que estou a ver agora é tudo novidade”, afirmou Charters de Almeida, ao chegar à empresa de Famalicão, revelando-se muito “muito feliz com o reencontro” e com o cuidado tido perante a obra de arte, que ficou “muito bem enquadrada” nos jardins do grupo ACO Shoes.

Sobre o significado da escultura, prefere deixá-lo ao cuidado da observação de cada pessoa. “É um elemento que procura integrar-se num espaço que já está definido”, afirmou o autor da obra. Já para Armindo Costa, a peça simboliza o seu “trajeto de vida com a família”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 25 minutos

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 1 hora

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 3 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Câmara Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 4 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 5 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 7 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos